Democracia Digital

A internet revolucionou os meios de comunicação. Hoje, com as mídias digitais, o conceito de globalização tornou-se mais tangível, principalmente no que se refere à área dainformação e da interação social. Assim, é possível ter acesso a uma infinidade de informações e comunicar-se com pessoas ao redor do mundo apenas sentando-se em frente ao computador. Contudo, talpossibilidade torna tênue a linha que divide aquilo que é público do que é privado.

A diferença entre internet e televisão é clara quanto ao acesso às informações. Enquanto na televisão esse depende daprogramação, ou seja, do que as emissoras desejam passar, no computador a escolha é inteiramente do internauta. Além disso não há restrições sobre quem divulga e o que é divulgado. Foi a partir dissoque surgiram as revoluções na chamada "primavera árabe": jovens com acesso à internet mobilizaram-se através das redes sociais para exigir de seu governo mudanças democráticas. São evidentes, portanto,os benefícios da internet para a liberdade de expressão — forma mais clara de exercício da democracia.

Entretanto, a ausência de restrições pode, a partir de um ponto, tornar-se prejudicial. Noâmbito do indivíduo, a publicação de informações pessoas sobre si mesmo implica. na maioria das vezes, em liberdade de acesso a todos. Assim, essas podem ser utilizadas de forma errônea e prejudicial.Dessa maneira, faz-se necessário um auto controle do que vai se divulgar, garantindo que aquilo que é privado não seja tornado público.

Além disso, a nação também pode ser alvo das consequências daextrema liberdade de expressão. Foi o que ocorreu quando da criação do site "wikileaks", que divulgou documentos confidenciaIs dos países, deixando os governos em estado caótico. Nesse caso, não sedeve restringir aquilo que é público, como no âmbito individual, mas sim garantir uma maior divulgação das informações para a população, adotando uma política de transparência que, além de garantir... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Viver em rede no século xxi: os limites entre o público e o privado. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viver-Em-Rede-No-S%C3%A9culo-Xxi/159510.html

MLA

"Viver em rede no século xxi: os limites entre o público e o privado" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viver-Em-Rede-No-S%C3%A9culo-Xxi/159510.html>.

MLA 7

"Viver em rede no século xxi: os limites entre o público e o privado." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viver-Em-Rede-No-S%C3%A9culo-Xxi/159510.html>.

CHICAGO

"Viver em rede no século xxi: os limites entre o público e o privado." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viver-Em-Rede-No-S%C3%A9culo-Xxi/159510.html.