Vivendo em um mundo secularizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIVENDO EM UM MUNDO SECULARIZADO

O QUE É SECULARIZAÇÃO?

DICIONÁRIO FORMAL

SECULARIZAÇÃO:
Ato ou efeito de tornar ou tornar-se secular, de tirar ou perder o caráter religioso.
Fazer voltar ao século, à vida leiga (o que pertencia à religiosa).

SECULAR:
Que vive no século, no mundo; que não fez votos religiosos.
Próprio do século, que não cabe à igreja.
Indivíduo leigo, que nãoestá sujeito às ordens religiosas.

DICIONÁRIO INFORMAL

SECULAR:
Enviado por João Rosalin (SP) em 07-09-2011
Coisas realizadas durante nossa existência no mundo, MUNDANAS ou PROFANAS, anteriores à comunhão para com Deus, ou seja, fora do ambiente de agrado das religiões. As nossas vivências no mundo são chamadas de seculares.
No Secularismo, os valores eternos passam a não fazer sentidoalgum. Deus fica fora do centro da existência.
Exemplo bíblico: Salomão ficou com a mente secularizada.
LER - I Reis 11:1-4

“1 Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2 das nações de que o Senhor dissera aos filhos de Israel: Não ireis para elas, nem elas virão para vós; doutra maneira perverterão o vossocoração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão, levado pelo amor. 3 Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.4 Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai;”• Desobedeceu – casando com mulheres estrangeiras. Quando ignoramos as ordens de Deus as conseqüências são inevitáveis. Não basta conhecer e crer na Palavra – temos que aplicar nas nossas ações e decisões cotidianas. Temos que levar as ordens do Senhor a sério.
• Apesar de ser o homem mais sábio que já viveu, Salomão também tinha pontos fracos. Ele foi incapaz de dizer não. Não foi capaz deresistir as pressões das esposas. É difícil resistir as pressões das pessoas que amamos e dos amigos por não querer desagradar o outro e por se identificar com aqueles que amamos.
Paulo também alerta:
LER – Romanos 12:1-2

“1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E nãovos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
“Não copiem os costumes deste mundo” – “Não se amoldem ao padrão deste mundo” – isso é fácil de entender – devo ter um comportamento diferente do mundo.
Vamos além do comportamento e costumes – deixe Deus transformar sua maneira de pensar.É possível deixar os costumes mundanos e continuar a ser orgulhoso, egoísta, rebelde, arrogante, cobiçoso. Deixe o ES reeducar sua mente para que vc seja realmente transformado, pois vivemos neste mundo e somos participantes dele. E vivemos em um mundo secularizado.

A religião ocupa um espaço cada vez menor no mundo pós-moderno. A maioria continua afirmando que acredita em Deus, porém, aimportância da “fé” no dia a dia é irrelevante. O temor de Deus desapareceu. Quem precisa de Deus se o homem é capaz de dominar a natureza através da ciência e da inteligência?
Características do Secularismo:
1) Alienação - Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios. Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada éaquela que age sem saber das coisas. É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes na alienação. Com programas como Big Brother, que não tem um valor...
tracking img