Vivendi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

2.1. HISTÓRIA DA COMPANHIA

A Vivendi nasceu da chamada “Compagnie Générale des Eaux” (CGE), um grupo fundado em meados do século 19 através de um decreto imperial. Quando pela primeira vez começou a operar em 14 de dezembro de 1853, a CGE fornecia água para Lyon, Nantes e Paris, e mais tarde se expandiu para cobrir Veneza (1880), Constantinopla (1882) e Porto (1883).Eventualmente, se diversificou em muitas atividades, incluindo a gestão de resíduos e saneamento, energia, transporte, construção, imobiliário e em comunicação. Em 1983, juntou-se com a empresa Havas para criar o Canal +, o qual foi lançado um ano depois, seguido por SFR em 1987 e a Cegetel em 1996. Guy Dejouany, que se tornou oitavo CEO do grupo em 1976, após esses acontecimentos, foi então oresponsável pela internacionalização da CGE. Em 1990, quando o grupo abrangeu 1.600 empresas e possui 173.000 empregados, suas vendas então superaram o limite de 100 bilhões de francos, 25% a mais do que foi gerado fora da França. Em 1996, Jean-Marie Messier se tornou presidente do grupo e CEO e concentrou seus esforços no desenvolvimento de suas atividades em comunicação. Em 1998, o grupo decidiutrocar seu antigo nome, que se referia diretamente ao setor de água, por um novo, e tornou-se então Vivendi. Na época, o grupo estava envolvido em dois negócios principais: a comunicação e o meio ambiente. Em 2002, Jean-René Fourtou e Jean-Bernard Lévy, atual Presidente do Conselho Fiscal e Presidente do Conselho de Administração, respectivamente, tomaram posse e começaram então a rever seus objetivose a estratégia da companhia. Eles venderam algumas partes das atividades da Vivendi e a empresa então a desenvolver todas as suas posições que envolveram o entretenimento e a comunicação. Hoje, todas as atividades que a Vivendi atua são líderes em seu setor.

2.2. ÁREA DE ATUAÇÃO

A Vivendi é a líder mundial em jogos de vídeo (Activision Blizzard), a líder mundial na música (UniversalMusic Group), e o líder francês em telecomunicações chamadas “alternativas” o (SFR), e o líder marroquino em telecomunicações (Maroc Telecom), a operadora de banda larga líder no Brasil (GVT), e o líder francês em pay-TV (Canal + Group). Além disso, a Vivendi possui um site de compartilhamento baseado em assinatura, o zaOza, possui o Digitick (que é líder na França na bilhetagem eletrônica), e oWengo (o líder francês em aconselhamento por telefone modo expert). A Vivendi cria, publica e distribui produtos e serviços digitais. O Grupo conta com a força de seus inventores, designers e seus engenheiros para que através de suas marcas possam oferecer aos seus clientes conteúdo digital, plataformas e redes de distribuição de alta qualidade. É feito todo o controle da cadeia de valor, desde aprodução até a publicação e a distribuição de conteúdos (jogos de vídeo, música e obras audiovisuais). Em 2011, a Vivendi teve receitas de € 28800000000 e lucro líquido ajustado de € 2950000000. O grupo tinha em seus quadros mais de 58.300 funcionários no final de 2011.

2. A ESTRATÉGIA DA COMPANHIA

A Estratégia da Vivendi é de se concentrar na criação de valor através do crescimentoorgânico baseado em inovação, o seu posicionamento nos países em crescimento, bem como a sinergia entre os grupos envolvidos. Chamado de “compromisso diário” quando se trata de inovação, a Vivendi segue um processo que envolve todas as suas filiais e que inclui a troca de informações sobre os vetores de crescimento e de diversificação para o Conselho de Administração e Conselho Fiscal tendo como objetivoidentificar e investir em novos vetores de crescimento para facilitar o surgimento de novos projetos de desenvolvimento ambiciosos para cada uma das suas linhas de negócios. Como consequência destas iniciativas levou à Vivendi identificar as fontes de crescimento em conteúdos e serviços, plataformas de distribuição dos conteúdos interativos, e de conexão dos serviços chamados “domésticos”. A...
tracking img