Vivência cristã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VIVÊNCIA CRISTÃ
Instituto Teológico Quadrangular – Vivência Cristã
02/05/011

RESUMO

Este estudo mostra que ser cristão não é sobre a escolha de acreditar em uma doutrina, é sobre a descoberta de que quando olhamos para Jesus, encontramos o caminho para Deus. A partir de então há uma necessidade de que a forma como vemos o mundo, seja aquela que esteja de acordo com o a que Deus vê, dessaforma, todo nosso proceder poderá ser condizente com os ensinamentos de nosso mestre, e teremos seu ser resplandecendo em nós. Chega – se a conclusão que a importância dessa compreensão é enorme, pois, implica que temos a responsabilidade de transformamos nossas mentes dia após dia, torná-las semelhantes à de Deus, reproduzindo os frutos do espírito e moldando um caráter de Deus em nós,refletindo em nossas atitudes.

Palavras chaves: Vida Cristã; Caráter

1 - INTRODUÇÃO

Deus criou o ser humano a sua imagem, com o propósito de que este tivesse o domínio e responsabilidades sobre a terra. O ser humano foi criado à semelhança de Deus e vivia em harmonia até o processo de queda em pecado.(IBCU)
Antes da Queda, o homem era perfeito em santidade, retidão e justiça. Essas qualidadesnão procediam do próprio homem, mas eram reflexos dos atributos morais e imanentes do Senhor. Porém, após a Queda, a natureza moral do homem foi corrompida pelo pecado (Rm 1.18-32; 3.23). Em lugar da justiça, o seu antagônico; em vez da santidade o seu oposto; em oposição à virtude o vezo (Gl 5.19-22). Somente a obra salvífica de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante a ministração do EspíritoSanto, é capaz de revestir o homem de uma nova natureza, criada segundo Deus, “em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24; 1 Co 1.30). É o Espírito Santo que transforma o pecador à semelhança da natureza e do caráter de Cristo (2 Co 3.18; 2 Pe 1.3-7). Portanto, para que você se torne o homem ou a mulher que Deus deseja é necessário que o seu temperamento, personalidade e caráter se tornemsubservientes dos projetos de Deus para a tua vida (BENTHO, 2010)
Os desafios da vida do Homem Cristão são muitos. Existe um processo de crescimento e capacitação preparado por Deus para o Homem. Esta transformação é iniciada pela plena convicção da graça dada por intermédio de Jesus Cristo. A marca principal desta transformação é o seu caráter. O caráter é definido no processo de transformaçãoguiado por Deus através da sua Palavra. (IBCU)

Conforme disponível em:<www.ibcu.org.br/apostilas/carater_perfil/apostila1.pdf>(apud HYBELS Bill (Quem é Você quando ninguém está olhando?))

“Caráter é o modo que agimos quando ninguém está olhando. Caráter não é o que já fizemos, mas o que somos”.

O termo "caráter" procede do grego "charaktēr" e significa literalmente "estampa","impressão", "gravação", "sinal", "marca" ou "reprodução exata". O caráter é distinto do temperamento e da personalidade, embora esteja relacionado a eles. O temperamento refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa – o modo de ser. A personalidade envolve a emoção, vontade e inteligência de uma pessoa – aquilo que o individuo é, assim sendo, a personalidade determina a forma comoo indivíduo se ajusta ao ambiente, mas o caráter o modo como a pessoa age e reage nesse contexto social. No exórdio epistolar, o literato afirma que nosso Senhor Jesus Cristo é "a expressa imagem" da pessoa de Deus. Ele é o "charaktēr" – a "estampa", a "gravação" ou "reprodução exata" – da "hypóstasis"("substância", "essência" ou "natureza") do próprio Deus. (BENTHO, 2010)

Deus nos deu duasarmas infalíveis para desenvolvermos nosso caráter. A primeira arma é a certeza da vitória pela graça de Jesus Cristo: Nossos esforços em nos transformarmos pela nossa própria força serão sempre em vão. A segunda arma dada por Deus é a sua palavra. Jesus aplicou o termo “está escrito” em algumas situações de sua vida e sem dúvida esta é uma arma infalível. (IBCU)

As pessoas não são cristãs...
tracking img