Vitrinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
VITRINISMO

Odair Catarina Junior
Profº Martin May
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Comercial – Técnicas de Gestão
10/09/2012


RESUMO

Este paper trará um breve apanhado das principais informações do que é vitrinismo, Sua importancia, seu uso, e algumas características. Levando em consideração que estaremos tratando de uma das vertentes do merchandising,vitrinismo merece uma especial atenção no âmbito da gestão comercial.

Palavras-Chave: Vitrinismo. Gestão Comercial. Merchandising.


1 INTRODUÇÃO

O vitrinismo pode parecer banal mas esta diretamente ligado ao sucesso das vendas numa loja ou ambiente comercial, pois através as técnicas elaboradas consegue-se atrair o cliente, estimulando seu desejo de conhecer e adquirir os produtoscomercializados.
Assim sendo "as vitrines têm um potencial tão grande e uma participação tão importante nas vendas do comércio varejista que estudos estimam que mais de cinqüenta por cento das vendas realizadas tem como efetivador a vitrine.”






2 CONCEITO DE VITRINISMO

Basicamente o vitrinismo consiste nas técnicas utilizadas na montagem de vitrines, como jadissemos é uma das vertentes do merchandising, sendo que, vitrine é a disposição planejada e controlada dos produtos ao público, tendo como objetivo a venda dos mesmos. “É uma arte hermética e reservada a poucos iniciados que transformam simples espaços para exposição de produtos em verdadeiras obras de arte capazes de seduzir até os mais duros corações”, (GUSMÃO, 2009)
A vitrinedeve valorizar o produto enaltecendo suas características e qualidade. Através da comunicação visual a vitrine agrega valor a mercadoria exposta e estimula os sentidos ao transmitir uma ideia ou até mesmo uma sensação ao possível cliente que toma contato com o cenário e produção exposta.
O termo Vitrine, vem do francês “vitre” (vidraça, cuja origem vem do latim “vitrum”vidro) que significa vidraça, e a elaboração de vitrines remonta a epoca do imperio romano, com os mesopotamicos e egipicios expondo suas mercadorias em lojas na preocupação de atrair clientes.
3 ALGUNS DADOS INTERESSANTES
81% de decisão de marca é tomada no ponto-de-venda (POPAI-Brasil);
80% comprariam um produtoapós uma degustação satisfatória, independente do preço (M&M);
53% dos consumidores fazem compras sem lista (ACNielsen);
42% dos consumidores fazem compras a pé (Gironews).
4 TIPOS DE VITRINES
Clean - Utiliza exposição atrativa, levando o produto até o consumidor, com leveza na escolha das cores para não poluir o visual. Quando se fala em poluição visual,significa que muitos elementos podem confundir a mensagem que se deseja passar.
Conceitual - Esse tipo de vitrine busca informar o conceito de um produto ou serviço. No caso da vitrine da Nike, todas as personagens usam a mesma blusa.
Encenada - Na maioria das vezes, o que nos chama atenção ao observar uma vitrine são as cores, as formas, ou seja, o design que nos faz parar e olharpara o produto. Contar uma história também é interessante, pois auxilia a empresa a se destacar, fixar a marca, vender e atrair curiosos.
Viva - A vitrine viva é aquela que confere movimentos ao cenário, podendo ser composta por pessoas ou equipamentos que se movimentam. EX: A marca francesa Louis Vuitton instalou uma vitrine viva em sua loja na 5ª. Avenida, em Nova Iorque, para contara história das bolsas, com uma vitrine em movimento. As bolsas estavam em uma esteira que transportava os modelos que iam se modificando de acordo com o ano e a coleção, separados por umas correntes ao longo do trajeto.
5 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE UMA VITRINE
Elaboração de um brieffing - Elaboração de uma lista de ações que deverão ser realizadas no projeto da vitrine, geralmente...