Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho vamos abordar o tema sobre as vitaminas, suas fontes e o resultado da sua carência (hipovitaminose).

Vitaminas
As vitaminas são nutrientes reguladores. Com as enzimas,controlam as reações químicas do corpo; por isso são indispensáveis ao bom desempenho das funções orgânicas. Em geral, não há necessidade de se ingerirem remédios à base de vitaminas, pois uma dietavariada com carne, leite, legumes, verduras e frutas garante o seu suprimento.
As vitaminas são classificadas conforme substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras, asvitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a seacumular provocando intoxicação se ingeridas em excesso.
Outro grupo é o das hidrossolúveis, ou solúveis em água, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), que permanecem nocorpo por um pequeno período de tempo antes de serem excretadas pelos rins e, por essa razão, devem ser ingeridas diariamente. A B12 também é hidrossolúvel, mas permanece armazenada no fígado.Fontes, funções e o resultado da sua carência
Vitamina A – Protege os tecidos epiteliais e atua na visão. Principais fonte: laticínios, gema de ovo, fígado e em frutas e vegetais de cor forte, comocenoura, abóbora, brócolis e espinafre. Sintomas de sua carência: pele áspera e seca, facilidade para infecções, problemas de visão.

Vitamina D – Facilita a absorção de cálcio e de fósforo para aformação dos ossos. Principais fontes: peixes gordos como o atum e o salmão; fabricada na pele, por ação da luz solar, a partir do ergosterol, presente nos alimentos vegetais. Sintomas de sua carência: ossosfracos e deformados nas crianças (raquitismo); ossos fracos no adulto (osteomalacia).

Vitamina E (tocoferol) – Protege as partes da célula contra oxidações e radicais livres. Principais fontes:...
tracking img