Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 1
Pesquisa 2,3,4,5,6,7,8
Conclusão 9
Referência Bibliográfica10
Anexo 11

Introdução
O presente trabalho aborda três tipos de vitaminas presentes no dia-a-dia, que são Vitamina C, vitamina H, vitamina PP ou B3 e vitamina M ou B9. Apresenta mais concretamente as suas funções no organismo humano, as fontes na natureza e quais são suas doenças carências.
Ametodologia utilizada para a confecção deste foi à pesquisa bibliográfica com complementações de pesquisas eletrônicas (sites da internet).

Vitamina B3, PP ou Ácido Nicotínico
A vitamina b3 (niacina) também conhecida como PP ou ácido nicotínico é uma vitamina hidrossolúvel que desempenha importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. A niacina também removesubstâncias químicas tóxicas do corpo e auxilia na produção de hormônios esteroides pelas glândulas suprarrenais, como os hormônios sexuais relacionados ao estresse.
* Metabolismo e Uso industrial:
Em geral a niacina tem atividade nos alimentos como concentração de ácido nicotínico formado pela conversão de triptófano. Esta é biologicamente precursora de duas coenzimas que interfere em quase todas asreações de óxido-redução: a nicotinamida adenina dinucleótido, e a nicotinamida adenina dinucleótido fosfato. A pelagra (deficiência de niacina) é a carência de vitamina B3 (conhecida como PP por ser a vitamina que “previne a pelagra”) e de triptófano ou de seu metabolismo. Essas formas coenzimáticas da niacina participam das reações que geram energia pela oxidação bioquímica de carboidratos,lipídios e proteínas. A niacina participa na síntese de alguns hormônios e é fundamental para o crescimento.
A reação entre o ácido nicotínico e a hemoglobina forma um composto de cor intensa que é aproveitado como corante alimentício, mas em alguns lugares ela não é aceita, pois em grandes doses funciona como vasodilatador.
* Necessidades e Fontes:
As necessidades diárias desta vitaminaestá entre 12 e 19 mg ou 6,6 mg de vitamina por cada 1000 calorias ingerida no dia, o que é facilmente alcançado por exemplo com 100g de atum ou 2 coxas de frango que possui cerca de  15mg de vitamina B3. Para uma perfeita fixação da niacina no organismo é necessário à presença do triptófano, presente na vitamina B3.
Uma dieta pobre em vitamina B3 pode causar sintomas como irritabilidade, dor decabeça, insônia, depressão nervosa, diarreia e dermatite. A pelagra é a deficiência de niacina, cujo diagnóstico é composto pela Dermatite, Demência e Diarréia.
A nicotinamida e o ácido nicotínico são abundantes na natureza. O ácido nicotínico é encontrado com mais predominância nas plantas, enquanto a nicotinamida é mais encontrada nos animais. São principalmente encontradas nas aves, nascarnes magras, nas frutas secas, nos cereais integrais, no fígado, na levedura, no leite, nos ovos, e em vários legumes, frutas e verduras (brócolis, tomate, cenoura, aspargo, abacate e batata-doce).

Vitamina C ou Ácido Ascórbico
A Vitamina C é hidrossolúvel e desempenha papéis essenciais no metabolismo de minerais e funções antioxidantes intracelulares; biossintetizados a partir da glicose pelamaioria das espécies não primatas.
* Metabolismo:
A vitamina C é necessária para a produção de colágeno, a substância intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.
Além disso, uma...
tracking img