Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

As vitaminas são substâncias essenciais ao metabolismo normal dos seres vivos, contribuindo para o crescimento, funcionamento do corpo e manutenção da saúde, sendo requeridas em quantidades diminutas (CORREIA, et al. 2008).

As vitaminas são substâncias essenciais ao metabolismo normal dos seres vivos, contribuindo para o crescimento, funcionamento do corpo e manutençãoda saúde, sendo requeridas em quantidades diminutas. A defi ciência de vitaminas induz ao mau funcionamento do organismo (avitaminoses) e ao aparecimento de doenças específi cas como beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia. Por outro lado, o excesso também traz problemas, sendo chamado de hipervitaminose.
A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, constituinte do grupo de substânciasorgânicas com estrutura variada, solúveis em solventes orgânicos e sem valor energético, que o organismo ou não sintetiza ou o faz em quantidade insuficiente (FELLOWS, 2001).
É um álcool diterpênico formado por um anel trimetilciclohexano provido de uma cadeia lateral de unidades isopreno. A principal fonte de vitamina A é o beta-caroteno que é um dos carotenoides precursores da vitamina A(WONG, 1995).
Vitamina C (Ácido Ascórbico) é uma lactona provida de um grupo enodiol. (WONG, 1995). Ocorre tanto como ácido ascórbico como ácido deidroascórbico. É utilizada como anti-oxidante e estabilizante e também como indicador de severidade de um processo (FELLOWS, 2006).

Origina-se de duas fontes: presente em fontes naturais (na ingesta) e a sintetizada na pele. A vitamina D daingesta apresenta-se sob duas formas: D2 (calciferol), sintetizada em plantas a partir do precursor ergosterol e a D3 (colecalciferol), dos alimentos não vegetais. Ambas sofrem o mesmo processo de metabolização para se tornarem ativas (GRÜDTNER, et al. 1997).

A vitamina B1 (Tiamina) presentes em tecidos animais e vegetais na forma de tiamina livre ou ligada a pirofosfatos ou proteína (FELLOWS,2006).

Essa vitamina está presente em grande quantidade em quase todos os alimentos. Boas fontes da mesma são os grãos de cereais e órgãos como fígado, coração e rim (WONG, 1995).

A vitamina B2 (Riboflavina) é uma co-enzima bioquimicamente funcional em Dinucleotídio de Flavina e Adenina (FAD). As flavoenzimas catalisam diversas reações, como subextratos temos: aminas,aminoácidos, álcoois, aldeídos e ácidos (WONG, 1995).

A riboflavina é abundantemente distribuída em gêneros alimentícios animais e vegetais, tais como fígado, leite, rim, carne, ovos, ostras, germ e de trigo, nabos, beterraba e farelo de arroz (ANICETO, et al. 2000).

A vitamina B6 é apresentada em três formas: piridoxina, piridoxal, piridoxamina. Sendo que as duas primeiras são encontradasem tecidos vegetais e as duas últimas em tecidos animais (FELLOWS, 2006).

Pode ser encontrado em aves, pescado, fígado e ovos (em alimentos de origem animal a vitamina B6 ocorre principalmente como cofatores ligados à enzimas). É sintetizada por vegetais e leveduras (em alimentos de origem vegetal como batata, aveia, banana, gérmen de trigo, é encontrada como piridoxina glicosídio, istoé, ligada à glicose). (CHAVEZ).

A vitamina B12 (Cianocobalamina) possui o núcleo estrutural da molécula de vitamina B12 assemelhando-se a um sistema ferro-porfirínico, mas com dois dos quatro anéis pirrolicos ligados diretamente sem uma ponte metílica (WONG, 1995).

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, encontrada em praticamentetodos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos (PANIZ, 2005).

A vitamina E é formada por um anel de cromano provido de uma cadeia lateral isoprenoide saturada C16. Ocorre como oito compostos: quatro tocoferóis e...
tracking img