Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Universidade Estácio de Sá
Bacharel em Enfermagem







Jocéli Grobério de Oliveira Couto
Jane Franco Nicolau
Rafael Inácio Fracassio
Leonardo Aguiar GravitolVITAMINAS
PRINCIPAIS FONTES, CARÊNCIA OU EXCESSO
E NOVAS DESCOBERTAS












Universidade Estácio de Sá
Bacharel em EnfermagemVITAMINAS
PRINCIPAIS FONTES, CARÊNCIA OU EXCESSO
E NOVAS DESCOBERTAS



Trabalho de conclusão 1º período, matéria relacionada a Bioquímica, do curso de Bacharel em Enfermagem pela Instituição de Ensino SuperiorUniversidade Estácio de Sá/NF-RJ, sob a orientação do Prof. Christiano Bittencourt Machado, Ph.D.Universidade Estácio de Sá
SDE0024 Bioquímica
Fisioterapeuta – Universidade Estácio de Sá – Campus Friburgo
Doutor em Física Acústica – Universidade de Paris 6 – Franca
Doutor em Engenharia Biomédica – COPPE/UFRJ














NovaFriburgo/RJ 2013

SUMÁRIO

VITAMINAS
PRINCIPAIS FONTES, CARÊNCIA OU EXCESSO
E NOVAS DESCOBERTAS

1 INTRODUÇÃO ÀS VITAMINAS

Vitaminas elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estruturacompostos nitrogenados (AMINAS).
O corpo humano deve receber as vitaminas através: da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal.

As vitaminas são substâncias reguladoras de origem orgânicas muito importantes para a saúde, sendo essenciais para asreações metabólicas celulares e necessárias para o crescimento normal. As vitaminas devem fazer parte da nossa alimentação no dia-a-dia. Várias vitaminas têm o seu papel relacionado com a manutenção do metabolismo.

Hipervitaminose, ou envenenamento por vitamina. Refere-se à condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos.Avitaminoses ou hipovitaminoses  é uma grade de doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo. Geralmente são originadas pela alimentação incompleta, mas podem também surgir na sequência de outros problemas de saúde.

.





1.1 Carência e excesso de vitaminas

A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, asavitaminoses, como o raquitismo, a nictalopia (cegueira noturna), a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade.
Não devem ser ingeridas em excesso, podendo causar perturbações orgânicas, gerando uma doença denominada hipervitaminose, como por exemplo, os cálculos renais, hipercalcemia, anemia hemolítica, entre outras.

1.2 As vitaminas sãoessenciais para o organismo humano

As vitaminas são compostos orgânicos biologicamente ativos, necessários ao organismo, para manter os processos vitais. Como as enzimas, representa um autêntico biocatalizador, que intervém em funções básicas dos seres vivos, como o metabolismo, o equilíbrio mineral do organismo e a conservação de certas estruturas e tecidos....
tracking img