Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

As vitaminas, objeto deste estudo, são compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade,ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídoscorpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.

VITAMINAS:
As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo as vitaminas podem ser produzidas pelo ser humano, porém, em quantidades não suficientes, logo deve ser adquirida através da ingestão de alimentos. A disfunção de vitaminas no corpo é chamadade hipovitaminose ou avitaminose, também podem haver problemas pelo excesso, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam principalmente de 13 vitaminas diferentes, sendo que o nosso corpo só consegue produzir em quantidade suficiente a vitamina D.
O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês CasimirFuks em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas que apesar do erro, se manteve o nome. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade, quando solúveis em gorduras, sãoagrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto a da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos, são elas as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C, essas por sua vez não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina, porisso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.
Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas,como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.
São encontradas principalmente em derivados do leite, folhas verdes, frutas e óleos.
As vitaminas podem ser divididas em dois grupos as Hidrosolúveis e as Liposolúveis

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS:
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para o local a função no qual serão utilizadas, a maioria dessas vitaminas são componentes de sistema deenzimas essenciais, várias delas estão também, envolvidas em reações de manutenção do metabolismo energético. Como o organismo tem dificuldade na capacidade para as armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado principalmente pela urina, deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária.
São as principais vitaminas Hidrosolúveis:

VITAMINA C:

Sinônimos: ÁcidoAscórbico.

Doses diárias recomendadas: 60 mg

Principais funções: Participa na formação de catecolaminas; aumenta a absorção de ferro pelo intestino.

Manifestações de carência: Lesões do colágeno. O escorbuto, um mal clássico dos marinheiros de longo curso, é, hoje em dia, uma doença praticamente desconhecida. Uma manifestação observada nos cabelos que pode sugerir a carência de vitaminaC é quando os pelos se tornam crespos nos locais onde antes eram lisos.

Manifestações de excesso: Formação de cálculos nos rins. Note-se que a dose diária recomendada é de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contêm até 2000 mg por comprimido, o que significa a ingestão de 35 ou mais vezes o dose diária recomenda.
O efeito preventivo ou curador de doenças virais, como gripe, a...
tracking img