Vitaminas

5273 palavras 22 páginas
INTRODUÇÃO:

As vitaminas, objeto deste estudo, são compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade,ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.

VITAMINAS:
As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo as vitaminas podem ser produzidas pelo ser humano, porém, em quantidades não suficientes, logo deve ser adquirida através da ingestão de alimentos. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose, também podem haver problemas pelo excesso, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam principalmente de 13 vitaminas diferentes, sendo que o nosso corpo só consegue produzir em quantidade suficiente a vitamina D.
O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Fuks em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas que apesar do erro, se manteve o nome. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade, quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto a da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos, são elas as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C, essas por sua vez não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela

Relacionados