Vitaminas veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As vitaminas se dividem em 2 grupos: vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e vitaminas hidrossolúveis (complexo B, C, H). O comportamento e a fonte dessas vitaminas são distintos, as lipossolúveis possuem uma estrutura química semelhante aos lípidos (esteróides) e são armazenadas pelo organismo com facilidade, porem exigindo uma a síntese de gorduras de reserva, E a sua eliminaçãoenvolve um processo de mobilização hepática. (PEREIRA, 2006)
As vitaminas hidrossolúveis são facilmente eliminadas pelo organismo através do sistema renal, Evitando situações de exesso. A sua estabilidade química é menor do que as lipossolúveis (razão de serem facilmente eliminadas), e não são armazenadas facilmente no organismo, necessitando de uma reposição constante. As vitaminas hidrossolúveissão facilmente inativadas pela luz e temperautra, outras são oxidadas quando misturadas na água. Quase todas as vitaminas deste tipo são enzimas ou co-enzimas essenciais. (PEREIRA, 2006)

PROVITAMINAS
As provitaminas são compostos, que no organismo, transformam-se em vitaminas. As provitaminas A são pertencentes ao grupo carotenoides, pois possuem nas suas extremidades da cadeia, anéis alfa oubeta-ionona, para estas serem consideradas provitaminas, devem apresentar ao menos um grupo de beta-ionona. São o caso dos alfas, beta e gama-carotenos, da criptoxantina, do astaceno, da equinenona, etc.. (ANDRIGUETTO, 2002)
Segundo Andriguetto (2002), o beta caroteno é o mais encontrado em folhas verdes, sendo o mais difundido, O alfa-caroteno é achado em óleos vegetais, banana e na cenoura.A criptoxantina é encontrado principalmente no milho amarelo. A atividade vitamínica dos carotenos e desigual pois o beta caroteno , contendo dois núcleos beta-ionona pode dar duas moléculas de retinol (Vitamina A). Os carotenoides são extremamente sensíveis, sendo destruídos pela luz, oxigênio e ácidos.
A transformação das provitaminas em vitaminas A, consiste em uma hidrólise da cadeiaalifática ao nível da dupla ligação central (15:15’), com o aparecimento de uma função álcool(retinol), assim obtêm-se uma molécula de retinol e uma com função aldeído, que após é reduzida no organismo do animal. Isto ocorre, na mucosa intestinal pela ação de enzimas especificas, as carotenases. Porem, a conversão máxima é de aproximadamente 50%, e o mecanismo que realmente acontece é uma oxidaçãoterminal. Ocorre uma ativa absorção da vitamina A, originada na forma de ésteres de retinil (palmítico, esteárico, oleico), em provável associação com uma proteína de baixa densidade. (ANDRIGUETTO, 2002)
Os retinil-esteres são transportados via sistema linfático a sistema porta. A taxa de absorção do retinol é proporcional a dose administrada e pode ser aumentada pela administração da vitamina numa formaemulsificador ou por administração simultânea de lecina ou vitamina E. Os retinil-ésteres absorvidos são retirados do sangue pelo fígado, hidrolisados e reesterificados antes das proteínas de baixa densidade do fígado estocarem-na, podendo ocorrer também o armazenamento nas adrenais, rins e pâncreas, timo, baso e tecido adiposo. Após a utilização do retinol pelos vários tecidos. O mesmo pode seroxidado pera aldeído (retinal) o qual pode ser mais tarde oxidado irreversivelmente a acido retinóico. (ANDRIGUETTO, 2002)
Andriguetto (2002) afirma, que o acido retinoico é um alternativo metabólico com função de vitamina A exeto para funções de visão e reprodução. Porem esse acido, tem atribuído em estados de hipervitaminose A, bem como ao retial em fase de sua fácil conversão, para o acidoretinóico no organismo. Os efeitos tóxicos da hipervitaminose A, podem ser rompimento da membrana dos eritrócitos (hemólise), perda de peso, perda de apetite, anormalidades ósseas, lesões inflamatórias da boca e pele, mortalidade. Os níveis máximos, seguros, de vitamina A, são aproximadamente de 4 a 10 veses o nível nutricional para os não-ruminantes, incluindo aves e peixes, e de 30 vezes para...
tracking img