Vitaminas b8 e b9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINAS
(B8 E B9)



PELOTAS, MARÇO DE 2011

Biotina (B8)
Nome:
Biotina, vitamina b8, vitamina b7 e vitamina H . Da biotina existem 3 variantes que são a biocitina, a lisina e o dextro e levo sulfoxido de biocitina.
Histórico:
Em 1916, Bateman observou que ratos alimentados com clara de ovo como única fonte de proteínas desenvolviamdesordens neuromusculares, dermatite e perda de cabelos. Esta síndrome poderia ser prevenida caso se cozinhasse a clara ou se fosse acrescentado fígado ou levedura à dieta. Em 1936, Kögl e Tönis isolaram da gema do ovo uma substância que era essencial para o crescimento da levedura e a denominaram de biotina. Depois, verificou-se que esse fator e aquele que prevenia a intoxicação da clara de ovocozida eram o mesmo.




Estrura:
Estrutura da biotina. A porção linear da estrutura é responsável pela ligação da biotina à cadeia polipeptídica da piruvato carboxilase.


A biotina, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como cofactor enzimático. A biotina tem a fórmula química C10H16O3N2S.

Importância:
É uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B.
Abiotina é o cofactor da enzima piruvato carboxilase por ser uma molécula especializada no transporte de dióxido de carbono (CO2). Na reacção catalizada pela piruvato carboxilase, a biotina capta uma molécula de CO2 e transfere-a para uma molécula de piruvato, formando oxaloacetato. Esta transferência é possível graças à flexibilidade da porção linear da estrutura da biotina, que permite omovimento da parte da molécula envolvida no transporte do CO2.
Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Ela age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e das proteínas. Tem como principal função neutralizaro colesterol(diretamente ligado à obesidade). É uma vitamina sintetizada por bactérias, a biotina ingerida naalimentação é absorvida pelo intestino delgado, sendo logo em seguida encontrada no sangue e nos tecidos. A pele é especialmente rica em biotina. A biotina é eliminada em parte da urina, e em parte pelas fezes. É impossível diferenciar nas fezes a biotina ingerida e a biotina sintetizada pela flora intestinal, sendo que as quantidades excretadas pelas fezes diariamente poderiam representar o dobro ou atéo quíntuplo das quantidades ingeridas.
Benefícios da biotina:
* Previne a calvície
* Função calmante: age no sistema nervoso
* Acalma as dores musculares
* Alivia eczemas e dermatite
* Mantém a pele e sistema circulatório saudáveis
* Quebra gorduras e proteínas
* Papel importante no crescimento de cabelos
* Ajuda no trabalho de outras vitaminas do complexo BFontes da Vitamina:
O organismo humano é incapaz de sintetizar biotina, pelo que tem de ser suplementada através da alimentação. Alimentos ricos em biotina incluem:
* Peixes
* Gérmen de trigo;
* Figado e rim de boi
* Levedo;
* Laranjas;
* Banana
* Nozes e amendoim (oleaginosas )
* Melão;
* Iogurte.
* Gema de ovos
* Carnes
* Leite
* Tambémé produzida por bactérias do intestino.

Estabilidade:
A biotina é estável ao cozimento.

Doses diárias recomendadas:
É recomendado como dose diaria de biotina de100 a 1 000 mcg para pessoas saudaveis e de 5 a 10 mg para crianças com seborréia infantil e pessoas com defeito genético.

Quantidades presentes nos alimentos:
Em cada laranja contém em média 12 mg de vitamina B8, ou seja,ingerindo apenas uma laranja ao dia, tem-se esta necessidade suprida.


Carência da vitamina:
Manifestações de carência são muito raras e praticamente só aparecem se houver destruição das bactérias intestinais, administração de antimetabólicos da biotina e alimentação com clara de ovo crua, pessoas que se alimentam por longo tempo somente de ovos crus têm apresentado manifestações de...
tracking img