Vitamina K

Páginas: 3 (576 palavras) Publicado: 6 de março de 2014
Vitamina K
A atividade vitaminica K se encontra em uma serie de derivados liposoluveis da naftoquinona presentes, sobre tudo nas plantas verdes.
A parte de que estes compostos sao fotoreativos ,poco es lo que se sabe acerca de seu comportamiento quimico em los alimentos.
Como esta vitamina se encontra nas folhas verdes das hortalicas e como sintetizam as bacterias intestinais, sao raras adeficiencia nos individuos normais.
A vitamina K, ou vitamina anti-hemorrágica, denota um grupo de compostos lipofílicos derivados do isopreno. Em 1929, Henrik Dam verificou o desenvolvimento dehemorragia subcutânea e anemia em galinhas submetidas a alimentação livre de lipídios. Posteriormente, constatou-se que a condição destes animais poderia ser revertida pela oferta de extratos de fígado evários tecidos de plantas, nos quais identificou-se uma substância anti-hemorrágica solúvel presente em lipídeos. Em 1939, as formas de ocorrência natural da vitamina foram isoladas da alfafa e dafarinha de peixe podre. As formas naturais de vitamina K são a filoquinona ou vitamina K1 (2-metil-3-fitil-1,4-naftoquinona), encontradas em hortaliças e óleos vegetais, e as menaquinonas ou vitamina K2,majoritariamente sintetizadas por bactérias. As menaquinonas pertencem a uma família de compostos com cadeias laterais de isoprenil (constituindo grupo fitíl) de diversos tamanhos. Essas vitaminas sãodesignadas MK-n, onde “n” representa o número de resíduos isoprenóides na cadeia lateral. As menaquinonas naturais variam de MK-4 a MK-13. A forma MK-4 é a mais comumente encontrada nos tecidosanimais, pois também é produzida a partir da filoquinona no organismo ou ainda da menadiona ou vitamina K3 (2-metil-1,4 naftoquinona), a forma sintética deste micronutriente [1-4].
O papel mais conhecido davitamina K está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. Ela é fundamental para síntese hepática de proteínas envolvidas neste processo, como os fatores II (pró-trombina),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitamina K
  • Vitamina H e vitamina K
  • vitamina K
  • Vitamina k
  • Vitamina k
  • Vitamina k
  • Vitamina e e k
  • Vitamina K

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!