Vitamina d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”

UDC – FACULDADE INTEGRADA DAS CATARATAS
CURSO DE ENFERMAGEM












VITAMINAS



JULIO PAULINO DA SILVA










FOZ DO IGUAÇU
2012
“Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformaçõesfuturas”

JULIO PAULINO DA SILVA













VITAMINAS



Trabalho de avaliação para obtenção do grau do Curso de Enfermagem, 1º Período, da Faculdade Integrada das Cataratas, sob a orientação do Professor Jackson Luiz Domareski.








FOZ DO IGUAÇU
2012


RESUMO

As vitaminas são substancias que possibilitam certos processos queocorrem nas células e nos tecidos. As vitaminas não entram na composição dos tecidos nem produzem energia, mas sua presença é necessária para que tais processos possam ser realizados. Elas auxiliam o crescimento e a fortificação dos ossos, as manutenções dos vasos sanguíneos atuam na coagulação do sangue, protegem o organismo contra certas doenças e regulam o funcionamento do organismo, concorrendopara o equilíbrio vital. As vitaminas foram classificadas de acordo com as letras do alfabeto: A, B, D, E, K, etc. os cientistas já isolaram diversos tipos de vitamina B e a dividiram em B1, B2, B3, B6, B12, etc. por isso, esse grupo de vitaminas recebe o nome de complexo B.























SÚMARIO

INTRODUÇÃO 4
AS VITAMINAS 5
VITAMINA B1 5
VITAMINA B2 5VITAMINA B6 6
VITAMINA B12 6
VITAMINA A 7
VITAMINA D 8
VITAMINA E 8
VITAMINA K 10
VITAMINA B3 10
CONCLUSÃO.................................................................................................................12
REFERNCIAS 13
















INTRODUÇÃO


As vitaminas são substancias essenciais ao metabolismo celular e ao crescimento, que devem ser fornecidas aoorganismo e não produzem calorias. Regulam e favorecem as reações bioquímicas que ocorrem nas células, permitindo a assimilação dos alimentos e levando À degradação das moléculas nutritivas, a maior parte das vitaminas são substâncias protetoras e reguladoras e, ainda, transformam-se em coenzimas.





























AS VITAMINAS





VITAMINA B1NETO (1.994, p 20) aponta que “quando ingerida, a tiamina é absorvida no trato intestina, parte se liga nas proteínas plasmáticas, enquanto o restante fica armazenado no tecido muscular”.
NETO (1.994, p. 20) ao conceito do livro entende-se que as melhores fontes conhecidas de vitamina B1 e carnes, cereais e legumes.

Conforme afirma o autor:
A deficiência da na pode sedesenvolver quando de uma ingestão inadequada da vitamina, ou, sobretudo em consequência do alcoolismo, devido à diminuição da absorção intestinal provocada pelo álcool etílico. A deficiência avançada de tiamina repercute, sobretudo nos sistema cardiovascular e nervoso, levando a um quadro de insuficiência cardíaca e/ou alterações do psiquismo, das respostas motoras, sensórias e reflexas. (NETO1.994, p.20).



VITAMINA B2


NETO (1.994, p. 22) aponta que a “quantidade de vitamina B2 recomendada na dieta varia de 1.2mg a 1.7mg por dia”.
NETO (1.994, p. 22) ao conceito do livro entende-se que a vitamina B2 pode ser obtida diversos alimentos, como leite e seu derivados, carne de mamíferos, aves e peixes, ovos, além dos vegetais folhosos, frutas e grãos.
.
Conforme afirmao autor:
A deficiência da vitamina B2 é raramente observada devido à uma ingestão inadequada, provavelmente pela importante difusão dessa vitamina em vários alimentos. Mais comumente um estado concomitantemente à dieta, sobretudo medicamentos psicotrópicos como clorpromazina e a imipramina. Doenças debilitantes crônicas, sobretudo as que cursam com diaréia, podem também gerar...
tracking img