Vitamina d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitamina D e suas funções

É uma vitamina responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, função essa que mantém o cérebro funcionando corretamente. Além disso, avitamina D é responsável por fortificar ossos, dentes e músculos, principalmente o coração. É uma substância extremamente importante na prevenção da osteoporose e também estárelacionada à expectativa de vida.

De acordo com um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, cerca de 13 mil pessoas que tinham seus níveis de vitamina Dabaixo do ideal, tiveram o risco de morte aumentado em até 26%. A falta dessa vitamina enfraquece os ossos e pode provocar alterações cerebrais. Além disso, a sua deficiênciaestá relacionada a altos níveis de inflamação, aumento da pressão arterial, maiores riscos de fraturas, obesidade e diabetes.

Fontes de vitamina D

Entre todos os alimentosque possuem e oferecem vitamina D, a principal fonte é a luz solar. O sol tem uma importância vital para o organismo com relação a absorção de vitamina D, mas é preciso tomarcuidado com possíveis exageros. São recomendados 10 minutos de sol, antes das 10 horas. Na alimentação, a vitamina D pode ser enccontrada nos peixes, salmão, sardinha, ovos,carne, leite e manteiga.

É importante frisar que o excesso de luz solar com o objetivo de absorver mais vitamina D, pode se tornar tóxico para o organismo. A vitamina D emexcesso aumenta a concentração de cálcio no sangue e isso favorece a formação de cálculos renais e o depósito nas artérias, o que aumenta as chances de se ter arteriosclerose.Caso haja intoxicação por vitamina D, os sintomas que se manifestam são: nauseas, sede, fraqueza, nervosismo, aumento da pressão e aumento da vontade de urinar, entre outros.
tracking img