Vitamina d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINA D

A vitamina D é relativamente estável nos alimentos; a armazenagem, o processamento e a cozedura têm pouco efeito na sua atividade, embora no leitefortificado, possa ser perdida até cerca de 40% da vitamina D adicionada, como resultado da exposição à luz.
Estável ao armazenamento e processamento de alimentos.
Todas asvitaminas D são solúveis em água, mas solúveis em etanol e outros solventes orgânicos.
São resistente a luz, oxigênio e ácidos. A vitamina D é solúvel em óleo, o quesignifica que você precisa comer gordura para absorvê-la.
Estabilidade: Calor, Luz, Oxigênio
Instabilidade: Meio alcalino na presença de luz e do ar.
Perda porcocção: 40%
As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda. Osovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades. As plantas são fontes fracas e a fruta e os frutos secos não têm qualquer vitamina D.
Há bonsdados de pesquisa sobre a estabilidade da vitamina D em diferentes aquecimentos e condições de armazenamento. Praticamente nenhuma perda de vitamina D após a pasteurizaçãode queijo em condições comerciais normais.
Encontraram uma perda de vitamina D de cerca de 25-30% quando o queijo é exposto a uma temperatura do forno de 230 °C poraproximadamente 5 minutos. Já que alimentos como pizzas de queijo congeladas muitas vezes são preparadas no forno a uma temperatura entre 204-232 ° C por aproximadamente 20minutos, pelo menos um quarto da vitamina D será perdida durante o processo de reaquecimento da pizza. Esta porcentagem de perda de vitamina é ainda relativamente baixa,
tracking img