Vitamina b9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são vitaminas
As vitaminas são nutrientes de extrema importância para nosso organismo principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.
Elas não são produzidas peloorganismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos. A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças. Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis(solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Funções
Necessáriapara a divisão e crescimento celular, recuperação de doenças funcionamento perfeito do trato intestinal, oferecendo proteção contra parasitas intestinais e intoxicações alimentares.É necessária para a síntese do DNA, que controla a hereditariedade, a formação dos tecidos e as funções celulares, vital na formação de glóbulos vermelhos (formação e manutenção deeritrócito e leucócito) e conversão de proteínas em energia.
Deficiência No Organismo
Entre os sintomas de uma severa deficiência de vitamina B9 são diarréia, fraqueza, dores decabeça, ferida na língua, fadiga e problemas de memória de curto prazo. Outros sintomas podem incluir sangramento excessivo, sensação de tontura ou vertigem, dormência dos pés também podeser um sinal de deficiência de vitamina B9, como pode a cor da pele ficar pálida e perda de apetite. Também pode causar diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outrosdistúrbios sangüíneos, distúrbios no trato gastrointestinal, alteração na medula óssea, lesões nas mucosas.
Em que alimentos são encontramos
É encontrada em fígado, vegetais de folhaverde, feijões, gérmen de trigo e levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja, pão de trigo integral, banana, melão, atum, cogumelos, nozes, ostras, salmão.
tracking img