Vitamina b2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitamina B2 (riboflavina)
A vitamina B2 é um componente termoestável do complexo B, indispensável à normalidade das funções orgânicas. Como preventiva (pelagra), intervém nos fenômenos metabólicos, tem função de coenzima intervindo na oxidação das células, participa no processo de crescimento, atua na regeneração sangüínea, no fígado, no trabalho cardíaco e no aparelho ocular.A riboflavina (lactoflavina ou vitamina B2; designada no passado também por vitamina G; nome sistemático 7,8 - dimetil-10-(D-1'-ribitil)-isoaloxazina) é um composto orgânico (flavina) da classe das vitaminas. No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açucares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, A riboflavina é utilizada como corante alimentar, sob a designação E101 ou E101 a (quando naforma fosfatada). A deficiência dessa vitamina manifesta-se por lesões na língua, lábios, nariz e olhos, vermelhidão na língua, rachaduras nos cantos da boca, descamação gordurosa da pele, hipersensibilidade à luz e vascularização intensa.
A riboflavina é necessária na síntese de dinucleótide de flavina- adenina (FAD) e do mononucleótido de flavina (FMN), dois co- fatores enzimáticos essenciaisno funcionamento de enzimas importantes em diversas vias metabólicas, é a molécula fotossensível, degradando- se na presença de luz. A riboflavina atua como um intermediário na transferência de elétrons em numerosas reações essenciais de redução de oxidação. Participa assim em muitas rações metabólicas dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas e na produção de energia através da cadeiarespiratória. As coenzimas de riboflavina são essenciais para a conversão da piridoxina (vitamina B6) e do ácido fólico nas suas formas co- enzimáticas e para a transformação do triptofano em niacina.
A riboflavina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal superior por um sistema dependente de sódio e energia, envolvendo a fosforilação da vitamina á flavina mononucleotideo (FMN). Essa reação ésensível ao nível de hormônios tireoidianos e é inibida pela clorpromazina, pelos antidepressivos tricíclicos, pelos antidepressivos tricíclicos e pelos antimaláricos. A riboflavina é minimamente metabolizada e estocada no organismo, sendo fortemente excreta pela urina. As maiores concentrações da vitamina estão no fígado, e coração e nos rins. Na circulação sanguínea é fortemente ligada ásproteínas (75%)
Os sintomas clínicos claros da deficiência em riboflavina são vistos raramente nos países desenvolvidos. No entanto, é comum o estagio sub-clínico de deficiência, caracterizado por uma mudança nos índices bioquímicos. Nas crianças isto pode levar num crescimento inferior ao normal. A deficiência de riboflavina raramente ocorre de forma isolada, e sim normalmente em combinação comdeficiências nas outras vitaminas hidrossolúveis.
A deficiência experimental de riboflavina em voluntários humanos produz a glossite (língua vermelha, língua geográfica), estomatite angular (fissuras nos cantos da boca), prurido (comichão), escamação da pele e dermatite seborréia (inflamação da pele), especialmente no escroto. Pode acontecer a vascularização da córnea em pacientes com deficiência emriboflavina, estando então associada com fotofobia, visão diminuída, comichão e uma sensação de areia nos olhos. No entanto não foi estabelecida uma ligação direta entre estes sintomas e a deficiência.
Estudos utilizando o antagonista galactoflavina, revelaram alterações que não são vistas normalmente numa deficiência normal de dieta. Estas incluem a anemia normocítica e normocrómica e aneuropatia periférica das extremidades (latejar, sensação de frio e dor). A deficiência de riboflavina é também considerada como teratogénica, dado que ratos prenhes alimentados com quantidades sub-óptimas de riboflavina deram à luz ninhadas com anomalias múltiplas.
Por ser uma molécula pouco hidrossolével, a riboflavina pode ser tomada oralmente em grandes quantidades com pouco risco de ser...
tracking img