Vital brazil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILOCurso de EnfermagemNeusa Suzel Vargas Bitencourt |
VITAL BRAZIL |
Vital Brazil Mineiro da Campanha |
|
|
SÃO PAULO2012 |
|

|

Vital Brazil
(Vital Brazil Mineiro da Campanha )

Médico, herpetólogo e higienista brasileiro nascido em Campanha, Minas Gerais, um dos maiores nomes da história da pesquisa médica no Brasil e o descobridor do soroantiofídico. O seu estranho nome foi criado por seu pai, José Manoel dos Santos Pereira Júnior, que resolveu colocar em cada um dos seus oito filhos um nome diferente como vingança contra sua própria família, com a qual estava brigado. Assim seu nome foi composto com Vital, o nome do santo do dia, Brazil, que na época se escrevia com z, Mineiro de Minas Gerais, e Campanha, cidade natal no sul deMinas. Sua mãe, D. Mariana Carolina Pereira de Magalhães era prima de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Aos três anos de idade, em companhia dos pais, transferiu-se da cidade de Campanha para Itajubá e dali, pouco depois, rumava para Caldas, onde concluiu seu curso primário. Menino ainda, trabalhou como gráfico no jornal “O Caldense”, para logo depois, com a mudança de sua família para oEstado de São Paulo, continuar trabalhando na imprensa, já então revisor de A imprensa Evangélica”. Sendo de família pobre. Vital Brazil trabalhava não só para ajudar os pais, mas também para custear seus estudos, pois pretendia deixar aquele emprego no jornal.
Face as dificuldades financeiras exerceu as mais variadas profissões; trabalhou depois, como condutor de bonde (puxado a burros) daCompanhia de Viação Brasileira; foi contínuo na estrada de Ferro Rio Pardo e , mais tarde, auxiliar de engenheiro na Estrada de ferro Mogiana. Jamais se deixou abater pelos que alegavam: “quem é pobre não deve estudar”. A esses derrotistas, Vital Brazil respondia que o Brasil ainda lhe ouviria o nome.
Com idade de 15 anos, concluindo o Curso de Humanidades, feito de 1880 a 1885 na capital de São Paulo,transferiu-se para o Rio de Janeiro fim de fazer o curso de Medicina, pois sentia ser sua verdadeira vocação. Para custear os estudos, Vital Brazil trabalhou como regente de internato e como escrivão da Policia do estado. No ano de 1891, com idade de 26 anos, Vital Brazil terminou o curso de médico. Durante este curso, submeteu-se a concurso, logrando classificar-se como preparador da Cadeira deFisiologia.
Em 1892, colou grau de doutor em medicina, defendendo a tese: “Função do Baço”.
Clinicou durante alguns anos na cidade de Botucatu/SP, tendo oportunidade de observar vários acidentes causados por cobras venenosas, o que de certo modo, pela maneira como o impressionou, acabou exercendo profunda influência em sua futura vida de cientista. No período em que atuou como clinico, chefioua Comissão Sanitária em Cachoeira, no vale do Paraiba, trabalhando eficazmente em epidemias de febre amarela, varíola e cólera-morbus. Em 1897, abandonou a carreira de clinico e retornou às atividades de laboratório, ao aceitar o convite de Adolfo Lutz, para o cargo de seu assistente no Instituto bacteriológico de São Paulo. Integrado ao ambiente em que se sentia profundamente vinculado, por suanotória vocação, realizou seus primeiros estudos sobre as cobras e suas propriedades venenosas. No ano seguinte em relatório apresentado ao notável cientista Dr Adolfo Lutz, apareciam os primeiros resultados das pesquisas feitas por Vital Brazil sendo, então iniado marcante trabalho para o Brasil e para o mundo.
Com o surto de peste bubônica na cidade de Santos, em 1899, Vital Brazil foicomissionado para organizar as medias necessárias e debelar o mal, ficando assim afastado dos estudos e pesquisas que vinha realizando. Por infelicidade, contraiu o mal levantino que lhe ameaçou seriamente a vida. Dada a dificuldade de obtenção do soro anti-pestoso, resolveu o governo do Estado de São Paulo criar um Instituto Soroterápico para sua fabricação, sendo designados para organizá-los o...
tracking img