Vital brazil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

VIDA E OBRA
Vital Brazil (que na época se escrevia com z), nasceu na cidade de Campanha, Minas Gerais, em 28 de abril de 1865. Começou a trabalhar desde os 9 anos para ajudar a família. Com 15 anos foi para S. Paulo, onde passou o resto da sua juventude entre o trabalho e os estudos preparatórios. Seu objetivo era entrar para a Faculdade de Medicina que na época só existiamduas: uma na cidade de Salvador (Bahia) e outra na do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Assim, com 21 anos ele foi para o Rio, onde trabalhou como escrevente da polícia e professor, para sustentar-se e custear seus estudos na Faculdade. Formou-se em 1891, com 26 anos.
Filho de José Manuel dos Santos Pereira (que colocou em cada um dos seus oito filhos um nome diferente afim de não dar continuidadeao nome da sua família, com a qual estava brigado) e de Maria Carolina Pereira de Magalhães(era prima de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes), Vital casou-se com sua prima de segundo grau, Maria da Conceição Philipina de Magalhães com quem teve 12 filhos, dos quais apenas nove chegaram à idade adulta. Viúvo em 1913, casou-se novamente em 1920 com Dinah Carneiro Vianna, com quem teve maisnove filhos. Dezoito filhos chegaram à idade adulta, nove do primeiro e nove do segundo casamento. Seis homens e três mulheres de cada um deles. Alguns dos filhos de Vital Brazil viraram figuras célebres, Vital Brazil Filho como o médico e cientista e o arquiteto e engenheiro Álvaro Vital Brazil.
Logo dirigiu-se para São Paulo, que acreditava ser um estado preocupado com a saúde e higiêne de suapopulação. Presenciou durante essa época a morte de várias pessoas mordidas por serpentes, principalmente lavradores. Criou uma das primeiras escolas do Brasil que alfabetizavam crianças de dia e adultos à noite; desenvolveu materiais de informação sobre como se proteger das cobras e outros animais peçonhentos para as pessoas do campo; inventou uma caixa de madeira barata e segura para que osfazendeiros pudessem capturar as cobras e firmou convênios com as estradas de ferro para transportá-las, pois eram essenciais à fabricação do soro.
Vital Brazil é mundialmente conhecido pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, dos soros específicos contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião. Ele era um Médico Sanitaristaque trabalhou na Força Pública e no Serviço Sanitário em S. Paulo e na cidade de Botucatu. Durante as epidemias de febre amarela, varíola e cólera, chefiou a comissão sanitária em Cachoeira, no Vale do Paraíba e combateu a peste bubônica na cidade de Santos, no contato com os doentes, Vital Brazil contraiu a peste e por pouco não encerrava ali a sua carreira. Assim como vencera a febre amarela, noentanto, também sobreviveu à peste bubônica.
Foi em Botucatu que ele, impressionado com os acidentes causados por serpentes venenosas, resolveu estudar o assunto, abandonando a clínica e indo trabalhar no Instituto Bacteriológico de S.Paulo, hoje Instituto Adolfo Lutz. Foi lá, com o apoio do Dr. Lutz e com o conhecimento dos estudos do Dr. Calmette no Instituto Pasteur da Índia, sobre sorosantiofídicos, que ele fez os primeiros experimentos com os venenos das serpentes. Nesta época ocorriam quase 3.000 acidentes por ano só no Estado de S.Paulo.
Lutz permitiu a Vital Brazil continuar seus estudos sobre ofidismo, agora como parte das atividades do Instituto. Um ano depois ele já apresentava ao diretor do Instituto os primeiros resultados obtidos com o veneno de duas espécies deserpentes, as mais freqüentes no Brasil: Bothrops jararaca e Crotalus terrificus. Esta última espécie é facilmente reconhecida pela existência do "chocalho" na extremidade da cauda. Comprovou, assim, tratar-se realmente de um surto epidêmico de peste bubônica, que havia entrado no Brasil pelo porto de Santos, junto com Oswaldo Cruz e Emílio Ribas no combate a peste bubônica, ao tifo, a varíola, e à...
tracking img