Vita k

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitamina K
Grupo de vitaminas hidrofóbicas que compreendem as substâncias conhecidas como quinonas necessárias para a coagulação normal do sangue .
FUNÇÃO :
A vitamina K é necessáriaprincipalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas. A vitamina K é essencial para a síntese daprotrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo. Sua função nacoagulação é atuar como cofator enzimático da reação de carboxilação, ou seja, introdução de um radical carboxila em resíduos de aminoácidos, especialmente o ácido glutâmico, formando o ácido gamacarboxiglutâmico precursor de fatores de coagulação. A principal função da vitamina K, é no auxílio da coagulação de ferimentos e consequentemente um aumento na quantidade de plaquetas. Alimentos a basedessa vitamina são essenciais para o combate contra doenças como a Trombose, a hemofilia e a Trombocitopenia. Na formação capilar, ela dá força para os cabelos, incluindo pêlos pubianos. Outrafunção importante é o fortalecimento de unhas e dentes.
A vitamina k subdivide-se em 3 grupos de vitaminas a k1 , k2 e a k3 cada uma com sua importância .
K1 : A vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona)encontra-se principalmente nos vegetais.
K2 : A vitamina K2 (menaquinona), a qual tem cerca de 75% da força da vitamina K1, é sintetizada por bactérias no tracto intestinal dos seres humanos e devários animais
K3 : A vitamina K3 (menadiona) é um composto sintético que pode ser convertido em K2 no tracto intestinal .
A síntese do carboxiglutamato ocorre a partir de glutamato quando esteaminoácido está já incorporado em proteínas como, por exemplo, a protrombina .
*A protrombina é um elemento proteico da coagulação sanguínea, também denominada de fator II, sintetizada no fígado onde...
tracking img