Visualização das diferentes esruturas geologicas do paraná

1364 palavras 6 páginas
Planalto em Ibiporã.
É a antiga predeira Ica, explorada por 100 anos.
Objetivos da aula: visualização real das extruturas geológicas. Tem função de conciliar aulas teóricas e prática. Pode ser investiticação do solo, identificação geológica dos afloramentos rochosos, meio ambiente.
Antiga pedreira, porém suas marcas e impactos estao evidentes. Passivo ambiental: quando não se recupera o meio ambiente, você cria uma passivo ambiental. Pensar em uma recuperação da área.
Simulamos então uma aula prática para levantamento dos aspectos geológicos e mineralógicos do Estado do Paraná.
A origem do solo, com tudo isso o tipode rocha e o que tem.
1. Localização geografica e localização das coordenadas.

O estado do Paraná há regiões muitos nítidas, em que topografia é totalmente relacionada a a geologia.

Paraná possue 3 planaltos. Dividido em: 1 planalto região da capital, região litorâne com limite de pontra grossa à castro. Encontra-se as rochas mais antigas do Estado com cerca de 420milhões de anos A diferença temporal a rocha mais nova do 1 planalto é 5x mais velha que a rocha presente na Pedreira Ica. Pon
As trinceiras de transição de são luís do purunã.
O 2 planalto são rochas sedimentares, arenito, argilita, calcário, relacionadas a bacia sedimentar, sofrendo compactação e se transformando em rochas sedimentares. A bacia do Parana 420milhoes-até as rochas de sapopema.
2 Planalto. Já recebe ainfluencia da separação continental América do Sul e África.

AULA DE CAMPO E
VISUALIZAÇÃO DAS DIFERENTES ESRUTURAS GEOLOGICAS DO PARANÁ

Agronomia – 2000 - 50

LONDRINA
2012

INTRODUÇÃO

As rochas do Paraná são de 2,8 bilhões de anos até o presente. Na baixada litorânea, Serra do Mar e Primeiro Planalto, encontram-se rochas magmáticas e metamórficas mais antigas, recobertas parcialmente por sedimentos recentes de origem marinha e continental. O Segundo Planalto constitui a faixa de afloramento dos sedimentos

Relacionados