Visual punk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Rock e a moda: VISUAL punk

MONALISA MOREIRA DA COSTA


RESUMO


NO MUNDO TODO PODEMOS VER NAS VITRINES DOS MAIORES SHOPPING CENTERS OS ELEMENTOS QUE UM DIA CAUSARAM REPUGNÂNCIA E MEDO INCORPORADOS ÀS IMAGENS DE BELEZA E DE PERTENCIMENTO: CAMISETAS DE BANDA RASGADAS E PUÍDAS, CALÇAS JEANS “DETONADAS” E LIXADAS E MESMO O PIERCING, QUE OS PUNKS TRAZIAM EM SEU VISUAL DE MANEIRAGROSSEIRA, HOJE ESTÃO BASTANTE DESENVOLVIDOS EM MODELOS E TÉCNICAS DE APLICAÇÃO. QUANDO O PUNK SURGIU? POR QUE SEUS SEGUIDORES ADOTARAM ESSE VISUAL AGRESSIVO? JÁ ERA CONSIDERADO MODA? O QUE ERA PROTESTO, HOJE VIROU MODA. O QUE ERA UMA FILOSOFIA DE VIDA, VIROU PURAMENTE ESTILO DE SE VESTIR.


palavras-chave


PUNK 1; MODA 2; MÚSICA 3; ROCK 4.


Punk Rock

Punk rock é ummovimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970 e que tem como características principais músicas simples (que geralmente não passam de três acordes), rápidas e ruidosas, com canções que abordem ideias políticas anarquistas, niilistas e revolucionárias. De acordo com Legs McNeil e Gillian McGain, autores de Mate-me Por Favor (1997), “O punk se opõe a todo tipo de poder ouautoritarismo, tudo que oprime a liberdade de se expressar, por isso eles dedicam a sua vida na luta por uma nova sociedade livre de qualquer preconceito, exploração.” Também abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violência e drogas; ou o contrário disto: temas como relacionamentos, diversão e sexo. O visual agressivo e rasgado, chocante, que foge dos padrões da moda eda sociabilização, a linguagem despudorada, a filosofia "faça-você-mesmo" (Do It Yourself em inglês, ou, numa sigla, DIY), a imagem "anti-ídolo" (inclusive sem ser obrigado a tocar corretamente seu instrumento) e atitudes destrutivas também são outras características do punk; embora nem todas as bandas sigam tal padrão. Se opôs, principalmente, aos excessos do rock progressivo, do fusion e do hardrock quando, em 1977, invadiu a Inglaterra via Estados Unidos. Segundo Craig O’Hara, no livro A Filosofia do Punk (1992):

“O punk é uma formidável voz da oposição: Nós criamos nossa própria música,nosso próprio estilo de vida,nossa própria comunidade e nossa própria cultura... Estamos construindo um movimento baseado no amor,agindo na esperança de que algum dia a paz possa serfinalmente alcançada.Podemos tropeçar em nossos esforços,mas lutaremos para prosseguir adiante. A liberdade é algo que podemos criar todo dia; cabe a todos nós fazer com que isso aconteça.” (Craig O’Hara, 1992)

O movimento punk no Brasil surgiu no final da década de 1970. O precursor foi o guitarrista Douglas Viscaino, que fundou a banda Restos de Nada, primeira banda punk brasileiraem meados de 1978. Nessa época surgiu uma legião de bandas com o mesmo molde que juntas formaram o movimento punk. Entre elas as bandas: AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera, banda liderada pelo músico Redson Pozzi na cidade de São Paulo, Aborto Elétrico em Brasília. CJ Ramone, ex-baixista do Ramones, em entrevista para a revista Rolling Stone (2010) diz que “Desde que essa onda emo tomou conta,parei de buscar por novas bandas, porque era inacreditavelmente frustrante. Via uma foto de um grupo que parecia punk, se vestia como punk, e quando ia ouvir, pensava: 'Jesus Cristo, é emo!”.
Desde 1976 e 1977, alguns roqueiros "mais antenados" já ouviam e tinham acesso aos discos dos Ramones, Sex Pistols, Clash e Stranglers, e também das bandas pré-punk como o MC5 e os Stooges. Porém foisó em 1978 que começaram a surgir bandas e gangues punks no Brasil. Os primeiros shows punks iriam ocorrer apenas em 1979. Originalmente, fãs de punk rock vestiam-se como greasers dos anos 1950 e 1960, sobretudo nos Estados Unidos, ou de forma semelhante aos fãs de Glam Rock, estilo musical em voga na Inglaterra no começo dos anos 1970. O punk teve seu primeiro estilo próprio difundido com a...
tracking img