Visual basic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visual Basic

Depurar e testar uma aplicação


1

ADO.NET
O ambiente de programação do Visual Basic oferece dois tipos de interações quando escrevemos código ou tentamos correr um programa: • apresentação de sugestões na escrita do código (mecanismo chamado IntelliSense) – fornecendo sugestões aplicáveis naquele contexto, tais como propriedades e métodos dos objetos, etc.;

©PauloValentim

2

ADO.NET
• apresentação de mensagens de deteção de erros - no momento da escrita de uma linha de código contendo um erro ou no momento em que tentamos correr um programa com erros

©Paulo Valentim

3

Erros de programação
Em geral, em programação, podemos ter os seguintes tipos de erros: a) erros de compilação ou erros de sintaxe
– erros devidos a escrita incorreta depalavras ou instruções; estes erros podem ser detetados:
• de imediato, no momenta da escrita de uma linha de código (exemplo na figura anterior); • no momento em que pedimos para correr o programa, antes de este entrar em execução;

©Paulo Valentim

4

Erros de programação
b) erros em tempo de execução - erros que ocorrem já depois de o compilador ter aceite o código, mas em que se verifica aimpossibilidade de o sistema informático executar determinada ação, por exemplo, uma tentativa de acesso a um ficheiro ausente ou atribuir um índice a um array para além dos seus limites válidos (ver exemplo na imagem seguinte); c) erros de lógica - algoritmos com erros de lógica em relação aos objetivos pretendidos.

©Paulo Valentim

5

Erros de programação

©Paulo Valentim

6 Erros de programação
Os erros de compilacão (compile errors) ou erros de sintaxe (sintaxe errors) são detetados pelo compilador e impedem o programa de iniciar a sua execução.
Os erros em tempo de execução (run-time errors) são detetados pelo sistema quando o programa já esta a correr e provocam a sua interrupção inesperada.

©Paulo Valentim

7

Erros de programação
Os erros de lógica podemnão ser detetados pelo compilador nem pelo sistema (o programa pode correr normalmente sem erros aparentes); mas ocorrem resultados incorretos ou inesperados tendo em conta os objetivos pretendidos. Por conseguinte, os erros de lógica tem de ser descobertos pelo programador, analisando e testando o programa.
A atividade de programação que consiste em testar um programa e procurar os seus erros éconhecida na grafia informática por debugging ou, se quisermos traduzir para português, depuração.

©Paulo Valentim

8

Execução passo a passo - steping

Como será de esperar, aqui vai ocorrer um erro, pois, quando a variável i atingir o valor 3, o array Dados(i) fica com o índice i igual a 3 - o que não pode acontecer, visto que o valor máximo para os seus índices foi declarado comosendo 2.
©Paulo Valentim

9

Execução passo a passo - steping
Vamos partir deste programa (com um erro intencional) para ver como utilizar o processo de depuração ou debugging , chamado stepping ou passo a passo. Para dar inicio a este processo de depuração podemos utilizar:
– menu Debug, comando Step Into – comando Step Into, na barra de ferramentas – tecla F8.

Com isto, fazemos com que oprograma entre em execução mas com a possibilidade de o podermos executar instrução por instrução, acompanhando assim a sua evolução.
©Paulo Valentim

10

Execução passo a passo - steping
Para entrar realmente na execução passo a passo teremos de executar algum código. No nosso caso, clicamos no botão de comando "Introduzir valores e calcular media“.
Para darmos seguimento ao processopodemos utilizar a tecla F8 ou clicar no botão Step Into. De cada vez que fizermos isto, é executada a linha de código sinalizada com a seta amarela e avançamos para a linha seguinte.
©Paulo Valentim

11

Execução passo a passo - steping
Para controlar as variáveis vamos abrir uma janela vocacionada para esse fim que e a janela Locals.
Menu Debug Windows  Locals

©Paulo Valentim

12...
tracking img