Visita a psicodrama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O psicodrama visitado por nosso grupo se localiza no Centro Cultural Vergueiro, ocorre todos os sábados, das 10:30 às 13:30. O dia em que visitamos, havia apenas uma coordenadora, sem mais ninguém oque divergia de seu cartaz que dizia: Valéria Brito e o Grupo Ser a Dois. Para fazer parte do psicodrama não há restrições: qualquer pessoa é bem vinda e também não é necessária a inscrição, apenascomparecer no dia e no horário.
Dentro do Centro Cultural Vergueiro, há uma sala “semi” aberta, sem porta e com paredes que não encostam no teto, apenas delimitam o espaço. A sala possui muitascadeiras (em torno de 50), um palco e havia também um piano.
No dia de nossa visita, havia em torno de 40 pessoas. O objetivo do grupo foi fazer com que os participantes entrassem em contato e em“sintonia” sem que houvesse comunicação entre eles. A técnica utilizada foi o playback theatre.
Ao chegarmos na sala, as pessoas estavam sentadas nas cadeiras em roda e sentamos também. A coordenadoraValéria começou a contar do seu trabalho e nesse dia da visita ocorreu um imprevisto, pois ela e sua equipe eram convidados de Brasília. A equipe não conseguiu comparecer, somente ela. Primeiramente elapediu que permanecêssemos sentados, sentindo a nossa respiração, a posição como estávamos sentados, dessa maneira cada um focou a atenção em si e começamos a nos perceber e nos notar no ambiente. Apósisso ela pediu para sentarmos de uma forma em que não estamos acostumados a sentar, um jeito atípico, e assim começamos a notar o outro dentro do ambiente. O terceiro pedido foi para que, sem noscomunicarmos uns com os outros, nós levantássemos, todos juntos, no mesmo ritmo e ao mesmo tempo. Isso foi uma tarefa muito difícil, pois todos tinham que estar prestando muita atenção. Quando elainterferiu e colocou um ritmo: “levantem todos juntos, mas levantem rápido” ficou mais fácil e assim o grupo todo conseguiu. No próximo passo, pediu para que déssemos um passo para a direita juntos e com...
tracking img