Visita a campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Introdução:

Realizar uma saída a campo faz com que os participantes vivenciem aquilo que estão estudando na teoria, tornando mais fácil a compreensão e a associação dos assuntos tratados em sala de aula. Uma visita a um canteiro de obra é importante para os acadêmicos de engenharia civil, pois podem ter um contato direto com o que será futuramente um dos seus possíveis locais detrabalho.
Estando em contato com este ambiente podemos começar a assimilar noções de como organizar uma canteiro de obra e administrar corretamente o andamento dos serviços envolvidos de forma a otimizar o tempo da mão-de-obra e o emprego e armazenamento dos materiais de construção de forma a se obter o melhor custo beneficio. Outro fator que não pode ser descartado é a utilização dosequipamentos de segurança, tendo em vista que no canteiro de obra temos muitas situações de risco.


2) Objetivo:

2.1. Conhecer e aprender a forma correta de utilização dos equipamentos de segurança individual necessários no canteiro de obra.
2.2 Observar a disposição dos materiais e equipamentos e a forma de organização do canteiro de obra.
2.3 Observar a distribuição e aplicação dosmateriais de construção em cada fase da obra.


3) Conclusões:


Para realizar uma visita a um canteiro de obra é necessária a utilização que equipamentos de segurança os chamados EPI’s (equipamento de segurança individual), o principal deles é o capacete, o qual evita acidentes em caso de queda de algum objeto dos pavimentos superiores, é importante ainda utilizar um calçado fechado ecalça comprida de tecido grosso tipo brim, para proteger os pés e as pernas de objetos pontiagudos ou afiados que possam causar algum ferimento.
Ao entrar no canteiro de obra observamos primeiramente a disposição dos materiais como areia, brita, blocos cerâmicos e barras de ferro, que estavam localizadas próximo as betoneiras que por sua vez se encontravam ao lado do edifício e próximo aoelevador de carga, facilitando o transporte pela obra. Próximo a este local se encontrava o barracão da obra, onde estava havia o escritório do mestre-de-obras e∕ou engenheiro responsável, um almoxarifado onde ficam armazenados os materiais e as ferramentas, uma área coberta onde é feita a montagem das formas e das armaduras de aço, e sanitários para os funcionários.
Pudemos observar que amaioria dos materiais estava acondicionada de forma inadequada, a areia e a brita estavam dispostas em montes e se espalhavam com facilidade, sendo que o correto seria estarem em baias distintas e identificadas, sem contato direto com o solo e se possível abrigadas da chuva, o mesmo deveria ocorrer com as barras de aço, que devem ser acondicionadas em cima de estrados de madeira, longe do solo,identificadas de acordo com a bitola e abrigadas da chuva, sendo que no local visitado estavam no chão e enferrujadas devido à ação do tempo.
O almoxarifado também apresentava algumas falhas no acondicionamento dos materiais como a falta de estrados de madeiras para manter o cimento e o cal afastados do assoalho e evitar a umidade, falta de identificação dos locais adequados de cada material ouequipamentos, tabuas soltas no assoalho facilitando acidentes.
No edifício em construção pudemos observar algumas fases da obra, como o esqueleto da obra, visualizando as vigas e pilares, a alvenaria de fechamento que neste caso era com tijolos cerâmicos 6 furos deitado, o que proporciona maior isolamento térmico e acústico, haviam locais onde estava sendo feito o reboco nas paredes, em outras oacabamento com massa fina já havia sido feito e as paredes já estavam lisas e lixadas prontas para a pintura, na maioria dos corredores as pastilhas cerâmicas das paredes já haviam sido assentas e rejuntadas.
Pudemos ver locais onde havia o contra-piso executado e estava sendo iniciada a sua regularização para que depois seja assentada a cerâmica. As lajes estavam expostas em alguns...
tracking img