Visita tecnica

Páginas: 4 (751 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Introdução

Esse relatório foi elaborado com base na visita técnica dos alunos dos cursos de Engenharia Civil do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camilo Filho - ICF à PonteLeonel Brizola, no dia 09 de março de 2012. A ponte Leonel Brizola liga as zonas norte e leste de Teresina, através dos bairros Mocambinho e Pedra Mole. Foi construída para beneficiar diretamente moradoresde bairro como Mocambinho, Buenos Aires, Anita Ferraz, Santa Sofia, Pedra Mole e Socopo. Assim encurtou bastante o trajeto percorrido da área central da cidade à região do Nova Teresina e da própriaPedra Mole, que tem crescido muito através dos vários conjuntos de casa construídas pela ali.
O empreendimento é resultado de investimentos que chegam a R$ 20 milhões. Com apenas duas vias- uma emcada sentido- a ponte têm 190 metros de extensão e 13,2 metros de largura, compreendendo duas pistas de rolamento de 4,1 metros e mais duas pistas laterais de 2 metros. O objetivo da visita foi deconhecer as estruturas que compõem a ponte, como gabião, junta de dilatação, talude, entre outros, destacando a função de cada uma e sua importância para a segurança (ou estabilidade) da obra. A visitateve como guia o Professor César Ataíde e o engenheiro João Sabino, que forneceram explicações técnicas sobre as estruturas da ponte.
Os gabiões são estruturas armadas, flexíveis, drenantes e de grandedurabilidade e resistência. São produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos comseixos ou pedras britadas. São utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias, etc. e podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos. Osgabiões do tipo colchão tem formato de paralelepípedo, com grandes comprimento e largura e pequena altura e são utilizados na construção de revestimentos para canais, barragens em terra, escadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visita técnica
  • Visita tecnica
  • Visitas tecnicas
  • Visita tecnica
  • Visita técnica
  • Visita tecnica
  • Visita técnica
  • Visita tecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!