Visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esse relatório foi elaborado com base na visita técnica dos alunos dos cursos de Engenharia Civil do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camilo Filho - ICF à PonteLeonel Brizola, no dia 09 de março de 2012. A ponte Leonel Brizola liga as zonas norte e leste de Teresina, através dos bairros Mocambinho e Pedra Mole. Foi construída para beneficiar diretamente moradoresde bairro como Mocambinho, Buenos Aires, Anita Ferraz, Santa Sofia, Pedra Mole e Socopo. Assim encurtou bastante o trajeto percorrido da área central da cidade à região do Nova Teresina e da própriaPedra Mole, que tem crescido muito através dos vários conjuntos de casa construídas pela ali.
O empreendimento é resultado de investimentos que chegam a R$ 20 milhões. Com apenas duas vias- uma emcada sentido- a ponte têm 190 metros de extensão e 13,2 metros de largura, compreendendo duas pistas de rolamento de 4,1 metros e mais duas pistas laterais de 2 metros. O objetivo da visita foi deconhecer as estruturas que compõem a ponte, como gabião, junta de dilatação, talude, entre outros, destacando a função de cada uma e sua importância para a segurança (ou estabilidade) da obra. A visitateve como guia o Professor César Ataíde e o engenheiro João Sabino, que forneceram explicações técnicas sobre as estruturas da ponte.
Os gabiões são estruturas armadas, flexíveis, drenantes e de grandedurabilidade e resistência. São produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos comseixos ou pedras britadas. São utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias, etc. e podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos. Osgabiões do tipo colchão tem formato de paralelepípedo, com grandes comprimento e largura e pequena altura e são utilizados na construção de revestimentos para canais, barragens em terra, escadas...
tracking img