Visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Faculdade de Ciência e Tecnologia – Área1

Curso de Engenharia Ambiental





Marcus Vinicius Góes Pinto

Priscila Caetano

Fernando Fernandes







Relatório da Visita Técnica

















Salvador

2012

[pic]



Marcus Vinicius Góes Pinto

Priscila Caetano

Fernando Fernandes











Visita Técnica à Foz doBrasil





Relatório desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciência e Tecnologia- área 1, na disciplina de Tratamento de Água e Efluentes, ministradas pela Profº Selma Souza, como requisito para obtenção de nota parcial da 1º Unidade do semestre regente.







Salvador

2012

Relatório: Visita Técnica ao Emissário Jaguaribe –Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe



Introdução



Esgoto é o termo utilizado para definir as águas, que após a utilização humana, apresentam suas características naturais alteradas. O esgoto pode ser comercial, industrial ou doméstico, a depender do tipo de esgoto têm-se uma água que apresenta características específicas diferentes.

Para que uma água que já foi utilizadaseja devolvida ao meio ambiente é necessário que a mesma seja tratada e que seu lançamento seja feito num corpo receptor a exemplo de um emissário submarino.

As águas residuais são compostas basicamente por matéria orgânica e mineral, em solução e suspensão, além de uma alta quantidade de bactérias e patogênicos.

Em Salvador não há tratamento do esgoto gerado, a devolução das águasresiduais é feita após o condicionamento prévio desta água. Este processo acontece numa Estação de Condicionamento Prévio, que possui a função de gradear o esgoto antes de lança-lo para o emissário submarino.

O grande desafio para o correto condicionamento prévio é a cultura da população da cidade em jogar indevidamente produtos, a exemplo de sandálias, absorventes e preservativos, que entopem astubulações e dificultam o trabalho do gradeamento.

Para tanto, uma solução interessante seria aliar algum projeto de educação ambiental na população ao entorno a fim de sensibilizá- los acerca desses fatores que podem ser dificultar as ações de condicionamento prévio do esgoto.







Objetivos

O presente relatório tem o objetivo de relatar a visita técnica à empresa Foz doBrasil, localizada na COLOCAR ENDEREÇO. Neste será discutido a chegada do esgoto bruto, o gradeamento e sua posterior lançamento no Emissário Submarino de Jaguaribe.
























A Foz do Brasil e o Emissário Jaguaribe


A Foz do Brasil é uma empresa da Organização Odebrecht e foi criada em 2008, suas atuações estão ligadas a universalização dos serviços desaneamento básico em grande parte do Brasil, principalmente em São Paulo.
A empresa investe em três segmentos a saber: Água e Esgoto, Operações Industriais e Resíduos e faz parte de uma PPP – Parceria Público Privada, uma forma de negociação que vem ganhando bastante destaque no Brasil nos últimos anos.  A empresa, conta com 26,53% de participação acionária do Fundo de Investimento doFundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI FGTS), desenvolve projetos ambientais em diversos modelos contratuais – Parcerias Público Privadas (PPP), concessões públicas, locação de ativos, sub-concessões, entre outros.
Na Bahia, a empresa possui contrato com a Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A por 15 anos e atende as cidades de Salvador e de Lauro de Freitas.
O Sistema deDisposição Oceânica de Jaguaribe (SDOJ) proporciona a disposição adequada do esgoto sanitário de 35 bacias hidrográficas dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas. A primeira etapa do SDOJ é composta pela estação elevatória do Saboeiro, linha de recalque, estação de condicionamento prévio, emissário terrestre em túnel e emissário submarino que atinge 45 metros de profundidade. A vazão atual do...
tracking img