Visita técnica: esplendores do vaticano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação da Exposição
Nome: Esplendores do Vaticano – Uma Viagem Através da Fé e da Arte
Tema: A arte inspirada no Sagrado
Abordagem: Exposição de pinturas, esculturas, artefatos religiosos eaté plantas de templos/santuários.
Identificação do local onde ocorre a exposição: Oca – Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 03, Vila Mariana, São Paulo.

Relato da visita:Tudo se inicia com um vídeo introdutório que dá uma base do que a exposição irá apresentar. A iluminação fraca e a trilha sonora nos faz sentir realmente dentro de uma igreja no Vaticano.
No iníciovisitamos as tumbas romanas, e apenas alguns artefatos cristãos pois na época a religião era proibida.
Finalmente chegamos ao primeiro andar da exposição, nesse andar avançamos na história e vemoscomo um dos maiores artistas do mundo deixou sua marca ma igreja católica, Michelangelo, contratado pelo papa Júlio II, fez uma das mais fantásticas obras de arte, o teto da Capela Sistina, destaquetambém para sua réplica da sua escultura Pietà e para a simulação do teto da já citada Capela Sistina, que faz o visitante se sentir como se fosse o próprio artista no momento da criação.
Passamospara a influência Renascentista e até barroca na arte religiosa, e vemos diversos artefatos utilizados pela igreja católica e pelos papas, infelizmente é uma parte da exposição com muita informação, oque pode tornar a assimilação de tudo um pouco difícil, destaque para “Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos” de Guercino.
Posteriormente deparamo-nos com artefatos importantes para a igreja,nessa área há grande demonstração de riqueza com muitos detalhes em ouro, mostrando como os artistas focaram na arte decorativa de artefatos litúrgicos.
Então chegamos ao segundo andar, dedicado a todosos papas, desde Pedro, vemos retratos de todos os papas, logo depois vemos obras que sempre estiveram preservadas/conservadas pela igreja e em seguida chegamos a galeria final, dedicada ao papa João...
tracking img