Visita domiciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes mellitus
É uma síndrome resultante da falha na atividade insulínica,que por deficiência absoluta ou relativa de produção de insulina pelo pâncreas,que por resistência dos tecidos periféricos á ação desse hormônio .O Diabetes mellitus pode ser classificado em :
*DM insulino- dependente ou do tipo: abrange a maioria dos casos,envolvendo crianças e adultos jovens, embora possa ocorrer emqualquer idade .Os pacientes são magros, e a evolução é rápida, com desenvolvimento fácil de Cetose( formação de corpos cetônicos no sangue).A secreção de insulina é nula ou mínima,ou seja,a função da célula beta do pâncreas esta bastante deteriorada;portanto , há dependência de insulina. É considerada como doença autoimune,ou seja, o organismo passa a produzir anticorpos que destruirão total ouparcialmente as células beta pancreáticas.
*DM não insulinodependente ou tipo 2: costuma ocorrer geralmente após os 40 anos de idade, embora os jovens também possam apresentar.Os pacientes geralmente são obesos e sedentários.A função da célula beta esta diminuída,mas existe ainda certa capacidade de secreção de insulina.
*DM gestacional:intolerância aos carboidratos,que ocorre durante agravidez e pode desaparecer depois do parto.Em geral, ocorre devido á interferência dos hormônios específicos da gestação.
*DM associado a outras condições ou DM secundária: relacionado a lesões do pâncreas, medicamentos,endocrinopatias,síndromes genéticas de vários tipos.
causas
-Fatores genéticos: o caráter hereditário não é para doença diabetes, mas para uma predisposição ou tendência adesenvolvê-la;
-Fatores adquiridos em função de pancreatectomia,neoplasia do pâncreas,lesões da suprarrenal,obesidade,infecção e estresse.
* O DIABETES MAL CONTROLADO PODE CAUSAR INÚMERAS COMPLICACÕES. AS MAIS COMUNS SÃO: Cegueira,Insuficiência renal, Aterosclerose,isquemia cerebral, I nfarto do miocárdio,Amputação das extremidades,Vulnerabilidade a infecções ,Cicatrização difícil.obs.:insuficiência renal(falência dos rins),aterosclerose(obstrução de uma artéria cerebral, do coração,dos rins,e das pernas);isquemia cerebral=(falta de irrigação por obstrução de uma artéria do cérebro);amputação= dedos dos pés,pernas)


sinais e sintomas
-O Individuo que tem diabetes frequentemente não apresenta sintomas.
GERAL: Glicosúria=é a presença de açucares naurina(frutose,glucose,galactose,lactose e pentoses).Poliúria=é a formação e excreção de uma quantidade excessiva de urina na ausência de um aumento simultâneo da ingestão de fluídos.Desidratação,sede intensa(polidpsia),fome exagerada(polifagia),perda de peso,desanimo, fadiga com facilidade,sonolência,fraqueza,dores nas pernas,prurido generalizado(corrimento).
-ESPECIFICA:
-DIABETES TIPO 1: perda de peso,fraqueza,poliúria,podpsia,polifagia;
-DIABETES TIPO 2: na fase inicial ocorre hipoglicemia pós-prandial; inicio mais lento; fadiga,tendência a cochilar após as refeições,irritabilidade,nictúria,prurido,má cicatrização de feridas cutâneas,visão turva,perda de peso e câimbras musculares; nos casos mas leves,os sintomas podem estar ausentes; o estresse provoca hiperglicemia.
diagnóstico
A avaliação desintomas é feita por meio de:
*histórico familiar;
*glicosúria e cetonúria(glicose e corpos Cetônicos na urina);
*glicemia e hemoglobina glicada;
*teste de tolerância á glicose.
tratamento e assistência de enfermagem
1.Dieta: depende do tipo de diabetes e do estado geral do paciente.Normalmente é hipocalórica e sem açúcar.
2.Exercício: aumenta o efeito da insulina e ajuda a regular aglicemia.O paciente deve ser encorajado a fazer exercícios diários com orientação médica.
3.Monitoração da glicose e cetonas: pelo controle dos níveis de glicose e cetonas no sangue e na urina por exame laboratorial ou fita reagente.
4. Medicação:
*Hipoglicemiante orais:,Minidiab,daonil,amaryl..etc..Estes medicamentos são usados para aumentar ao produção de insulina pelo pâncreas e para...
tracking img