Visita domiciliar do assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISADORA CARVALHO DE AGUILAR





















BOAS PRÁTICAS NOS SETORES DE PESAGEM E ALMOXARIFADO DE MATÉRIA PRIMA EM UMA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS DE BELO HORIZONTE






















Belo Horizonte
2011

ISADORA CARVALHO DE AGUILAR

















BOAS PRÁTICAS NOS SETORES DE ALMOXARIFADO DE MATÉRIA-PRIMA E CENTRAL DEPESAGEM EM UMA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS DE BELO HORIZONTE



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito de avaliação do curso de Farmácia do Centro Universitário Newton Paiva para obtenção do título de Bacharel em Farmácia.


Orientadora: Profª. Marta Gontijo, MSc.











BeloHorizonte
2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.1 Gerenciamento da Qualidade na Fabricação de Medicamentos 6
3.2 Garantia da Qualidade 6
3.3 Boas Práticas de Fabricação (BPF) para medicamentos 7
3.3.1 Instalações 9
3.3.2 Áreas de armazenamento 10
3.3.3 Área de pesagem 113.3.4 Pessoal 11
3.3.5 Higiene Pessoal 12
3.3.6 Treinamento 13
3.3.7 Documentação 13
4 METODOLOGIA 16
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 17
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
7 REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS 19
8 APÊNCDICES 20




1. INTRODUÇÃO


Na área de saúde, os fatores, como a qualidade e o desempenho profissional, estão ligados à garantia da eficácia e segurança dosprodutos oferecidos aos consumidores, principalmente quando se trata em Fabricação de Medicamentos (FIOCCHI, C.C, 2006).

A Food and Drug Administration (FDA) busca oportunidades para melhor traduzir informações sobre a qualidade do produto em políticas de revisão e inspeção normativas fundamentadas no risco ?????????REFERÊNCIA.

A atenção rigorosa aos requisitos de Boas Práticas deFabricação (BPF) de medicamentos tem colocado as empresas sob vigilância constante no que concerne aos seus sistemas de qualidade. As BPF são aplicáveis a todas as operações envolvidas na fabricação de medicamentos, e o cumprimento das BPF está dirigido primeiramente para a diminuição dos riscos inerentes a qualquer etapa da produção de uma forma farmacêutica, os quais não podem ser detectadosatravés da realização dos ensaios nos produtos acabados (LIMA, A.A.N. et AL, 2006).

A Anvisa, para essa finalidade, conta com a existência de legislação regulamentando todas as etapas da cadeia do medicamento e executa ações de fiscalização para avaliar a qualidade dos processos produtivos de fabricação, das condições de armazenagem, transporte e consumo desses produtos (LIMA, A.A.N.et al, 2006).














2. OBJETIVOS


2.1 Objetivo Geral

Analisar os Procedimentos Operacionais Padrão de uma Indústria de medicamento, para elaborar treinamentos específicos para as áreas de Almoxarifado de Matéria-Prima e Central de Pesagem, e assim fazer com que seus respectivos funcionários possam conhecer e cumprir com as Boas Práticas de Fabricação deMedicamentos.


2.2 Objetivos Específicos

• Conscientizar os funcionários dos setores de Pesagem e Almoxarifado de Matéria – prima da importância do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação.
• Elaborar treinamento para o setor de Almoxarifado de Matéria – Prima, no qual abrange: Controle de temperatura dos refrigeradores do Almoxarifado de Matérias – Primas, Armazenamento eControle de estoque das Matérias – Primas no Almoxarifado, Recebimento e Identificação de Matérias – Primas, Liberação de insumos pelo Controle de Qualidade,
• Elaborar treinamento para o setor de Pesagem, no qual abrange: Entrada e saída de Pessoas e Matérias – Primas na Central de Pesagem, Pesagem de Matéria – Prima, Fracionamento de Matéria – Prima, Operação do Intertravamento de Portas....
tracking img