Visita de estudo ao padrão dos descobrimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Visita de Estudo ao Padrão dos Descobrimentos

Trabalho Realizado por:
Jorge Alvaria Nº 15
10ºA

Índice
Capa – Pág. 1
Introdução – Pág. 2
Identificação do Monumento – Pág. 3
Filme eConclusão - Pág. 4

Introdução
O Monumento dos Descobrimentos, mais conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se em Lisboa, a capital de Portugal. Situa-se na margem direita do rio Tejo e foierguido para homenagear os portugueses envolvidos no processo das Descobertas.
O monumento original foi mandado construir por António de Oliveira Salazar aos arquitectos Cottinelli Telmo (1897-1948) eLeopoldo de Almeida (1898-1975) para a Exposição do Mundo Português (1940) e desmontado em 1958.
O actual é uma réplica. Tem 50 metros de altura e foi construído em betão, com esculturas em lioz(tipo raro de calcário, existente na região de Lisboa). Foi inaugurado em 1960, durante as comemorações do 500º aniversário da morte do Infante D. Henrique, o Navegador.

Descrição do Monumento
Omonumento tem a forma de uma caravela, tem o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis em cima da entrada. D. Henrique, está na frente com uma caravela nas mãos. De cada lado, estãoestátuas de famosos navegadores, cartógrafos e reis.
À frente do monumento encontra-se, no chão, uma rosa-dos-ventos com 50 metros de diâmetro, feita com vários tipos de mármore, oferta da África do Sulem 1960. O mapa central, com 14 metros, mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI. O monumento vai até ao sexto andar, onde se acede atravéz de uma escada ou de um elevador de onde seencontra uma bela vista de Belém e do rio Tejo.

A 33 figuras retratadas no monumento:

* Infante D. Pedro, Duque de Coimbra (filho do rei D. João I de Portugal)
* D. Filipa de Lencastre* Fernão Mendes Pinto (escritor)
* Frei Gonçalo de Carvalho
* Frei Henrique Carvalho
* Luís de Camões (o poeta autor de Os Lusíadas)
* Nuno Gonçalves (pintor)
* Gomes Eanes de...
tracking img