Visita ao parque de ibitipoca e seus entornos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARQUE DE IBITIPOCA
PASSEIOS NO ENTORNO (Fora do Parque)
ATENÇÃO VISITANTE
Passeios em propriedades particulares. Para realizá-los é imprescindível o acompanhamento do condutor ambiental autorizado pelos proprietários das áreas a serem trilhadas.

Região dos Campos
Passeio de Bote + Land rover + Trekking
Três atividades em um único pacote!
- Passeio de Land rover pelos campos,florestas e povoados tradicionais da região.
- Leve e bela caminhada pelas formações rochosas da Reserva Particular Fazenda do Cedro, com agradável banho de cachoeira.
- Passeio de bote - São 05 km percorridos nas águas mansas do Rio Grande, rodeado por matas ciliares
e rica avifauna.
VILA DOS MOREIRAS
(Distância Moreiras - Ibitipoca = 12Km)
- Vila dos Moreiras
- Água Santa (grutas, trilhas,cachoeiras e visuais);
- Cachoeira Janela do Céu parte baixa (fora do parque); - Areial e paredões;

Cavalgadas, Bike e Moto (Fora do Parque)
- Cavalos e Cavalgadas;
(Roteiros curtos e cavalgadas, Passeio abraço ao Parque e vilarejos do entorno - veja mais)
- Passeios de Bike e Moto;
(trilhas leves e roteiros para experientes)
(contrate um condutor ambiental)Cachoeiras e Serra de Lima Duarte

Cachoeiras: Arco Íris (I e II), da Garganta, do Y, do Pilão.
Grutas: da Lagoa, do Dunísio.
E mais: Mirantes, mata nativa, mar de montanhas, campos rupestres Arraial de Monte Verde.
(contrate um condutor ambiental)
Região dos Campos
Distrito de São Domingos da Bocaina
Povoado Souza do Rio Grande
Cachoeira do Cedro Reserva Privada Pedreiras do Souza /Pedra que Equilibra, Monte do Cristo no antigo Ramal Ferroviário, e muito mais...
PASSEIOS NA HISTÓRIA
- Esbarrancado, igrejas, cemitério e trilhas dos bandeirantes, Fazendas centenárias, descendentes de escravos e bandeirantes, personagens e moradores mais antigos.
ARVORISMO
NO SERRA DO IBITIPOCA HOTEL DE LAZER
CONDUTOR AMBIENTAL - GUIA DE TURISMO
A interpretação do condutor deecoturismo é a alma de uma boa trilha. Sua principal função é estabelecer um canal de comunicação do visitante com o local.
Artesanato do Sr. Antônio

Ibitipoca também reserva espaço para os artistas. O artesão Sr. Antônio parece mágico, a madeira toma forma de espécies da fauna de Ibitipoca que vão da Onça-Jaguatirica até aves exóticas. O barro vira casinhas rústicas e como todo seu materialpareceganhar vida. O artista mora em Ibitipoca desde o início da década passada e admite já ter vendido suas criações para turistas do Brasil inteiro. “O artesanato é muito importante na minha vida” declara Sr. Antônio. Com seu material em punho, na estrada da Vila para o parque, Sr. Antônio ilustra com sua criatividade e a madeira o que o turista encontrará na reserva ecológica. Visite!
Danças EFolclore

A impressão é a de ter sido tragado do século 21 direto para meados do século 19, quando os escravos faziam a dança em louvor a São Benedito ou a Nossa Senhora do Rosário. O interessante neste tipo de manifestação religiosa e até certo ponto folclórica, é que é dada aos espectadores a oportunidade de assistir a algo histórico e tradicional...

BANDA DE FORRÓ ESPIM DE CACTUS

Famosapor suas belezas naturais, a Serra de Ibitipoca é também o berço da banda "Espim de Cactus". O grupo vem ganhando notoriedade mantendo a tradição de um dos ritmos mais fortes da região: o forró pé-de-serra.Desde sua criação, em junho de 2002, o grupo anima as festas e eventos culturais da vila e já vem ampliando seus horizontes realizando shows em cidades da região, como Santa Rita de Ibitipoca,Goianá, Rio Novo, Lima Duarte e Juiz de Fora.
VEGETAÇÃO
O tipo de vegetação endêmica Campos Rupestres, com diferentes graus com as adjacências regionais, constitui a maior extensão de vegetação Vanillosmopsis do Parque. Os campos rupestres, um dos maiores centros de biodiversidade e endemismos do Brasil, são agrupamentos de vegetação que refletem condições ecológicas diferentes das de vegetação...
tracking img