VISITA AO CEEEC

853 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS/CAMPUS VI – CAETITÉ LICENCIATURA EM BIOLOGIA – PLATAFORMA FREIRE ORIENTADOR: WERMERSON ACADÊMICA - MARLEIDE DE CARVALHO SILVA.

RELATÓRIO REFERENTE À VISITA AO CEEEC

CAETITÉ- BA
2013
INTRODUÇÃO

A educação dos indivíduos portadores de necessidades especiais atualmente, no Brasil, é um desafio. Neste grupo enquadram-se os sujeitos surdos. Muitas inquietações surgem dentro desse campo de pesquisa. Várias são as dificuldades ou problemas que entravam o processo que tenta facilitar a inclusão dos surdos do ponto de vista social. Nesse ponto podemos destacar a falta de comunicação oral, que prejudica sensivelmente o aprendizado desses sujeitos, assim como a aplicação de metodologias que não condizem com a atual realidade sócio-cultural desses alunos. Não omitindo a falta de preparo da maioria dos educadores que atuam nessa área.

Uma atenção maior tem se voltado para os surdos nas últimas décadas, objetivando garantir direitos que atendam às suas necessidades, em seus vários aspectos, direitos esses que anteriormente lhes foram negados. Mesmo existindo leis assegurando o suporte necessário a esses indivíduos surdos, ainda existem muitos deles que não desfrutam desses benefícios.

DESENVOLVIMENTO
Em uma visita ao CEEEC – Centro Estadual de Educação Especial de Caetité adquirimos algumas informações sobre a fundação, sua importância e o seu papel para a região.

Fundado em 8 de março de 2009. Em primeiro momento a DIREC 24 pensou em transformar a estrutura do colégio Ielita Cotrim em sua sede por não ter sede própria, no segundo momento é que foi implantada a idéia de fundar um centro de especialização para portadores de deficiência já que não havia nenhum na região. O CEEEC – Centro Estadual de Educação Especial de Caetité tem contribuído para reabilitação e educação de indivíduos com deficiência intelectual, auditiva, transtornos de

Relacionados

  • VISITA AO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE CAETITÉ (CEEEC)
    1551 palavras | 7 páginas
  • Apostila Direito Administrativo
    98388 palavras | 394 páginas