viscosimetrodecouette

287 palavras 2 páginas
Por que é importante conhecer a viscosidade de um fluido?
O viscosímetro, como o próprio nome já diz, é um equipamento utilizado para medir a viscosidade dos fluidos. É baseado na medida da resistência ao escoamento em tubo capilar ou pelo toque produzido pelo movimento de um elemento através do fluido.
Os tipos de viscosímetro que existem são vários, por exemplo: o viscosímetro rotativo, viscosímetro capilar, etc. baseiam-se na medida da resistência ao escoamento em um tubo capilar ou pelo torque produzido pelo movimento de um elemento através do fluido. Existem 3 tipos principais: capilar, rotacional, escoamento de esfera

Aplicações: verificar a produção de suspensões, tintas, produtos alimentares e indústria petrolífera

Descrição: Viscosímetros rotacionais: Estes instrumentos podem determinar a viscosidade de fluidos newtonianos e não-newtonianos contidos entre dois cilindros coaxiais, duas placas paralelas ou geometria de cone-placa. Cilindros concêntricos: Princípio de operação: consiste basicamente de um par de cilindros coaxiais: um gira enquanto o outro permanece estático (sem movimento). O torque necessário para manter o rotor a uma determinada velocidade é uma medida da taxa de deformação
Aplicações e limitações: Medem viscosidades de fluidos newtonianos e não-newtonianos.
No caso da taxa de deformação existem vários métodos de estimativa, mas o mais simples é o do sistema que assume taxa de deformação uniforme através do ânulo entre os dois cilindros.
Quando os sensores são cilíndricos, concêntricos ou coaxiais, existem ainda dois tipos de sistemas: Searle e Couette.
Couette: aquele sistema em que a rotação é imposta ao cilindro externo, o qual gira a uma velocidade definida, provocando um fluxo de amostra do liquido entre os cilindros. Neste sistema, a resistência do liquido cisalhado transmite um torque ao cilindro interno, que é induzido a girar.

Relacionados