Viscosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ANTONIO ILENICH

SERRARIAS

CURITIBA
2013
ANTONIO ILENICH

SERRARIAS

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Informática Básica – AT072 do Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

Orientador: Prof. José Guilherme Prata
Coorientador: Santiago Viertel

CURITIBA
2013
RESUMOA procura por atividades comerciais rentáveis no Brasil cresce a cada ano, pois, junto com o progresso e aumento populacional, aumenta também, a necessidade de matéria prima e de produtos beneficiados para atender a demanda.
Uma atividade muito antiga que vem se mantendo, e se mostrando sempre rentável para o empresário disposto a investir, é a serraria.
A madeira é um material renovável emuito rentável, desde que, entendamos que é possível trabalhar com ela, desde que, saibamos empregá-la para finalidades coerentes com as especificações de cada espécie.
Sabendo disto, o empreendedor, no entanto, precisa entender que, desde o momento que opta por adquirir ou iniciar uma serraria, saberá que existem muitos trâmites legais e operacionais, e que precisa tomar muito cuidado para que nãoocorram falhas graves no processo inicial.

ABSTRACT

The search for profitable business activities in Brazil grows every year since, along with progress and population growth, it also increases the need for raw materials and processed products to meet demand.
A very ancient activity that has remained, and is always showing profitable for the entrepreneur willing to invest, is the sawmill.Wood is a renewable material and very profitable, provided that we understand that you can work with it, since, let us use it for purposes consistent with the specifications of each species.
Knowing this, the entrepreneur, however, need to understand that, from the moment he chooses to acquire or start a sawmill, you know that there are many legal procedures and operational, and that needs to bevery careful that there are no serious flaws in the initial process.

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Distribuição aproximada das Serrarias no Brasil 9

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - imagem de uma serraria no interior do Pará 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7
2 SERRARIAS 8
3 Mercado 9
4 Localização 9
5 Exigências 10
5.1 Registro da empresa 10
5.2 Exigências da Prefeitura 115.3 Análise do IBAMA 11
5.4 Alvará de Licença Sanitária 11
5.5 DispositIvos Legais 12
5.6 Relatório Anual de Atividades 12
6 LICENCIAMENTO 12
6.1 Licença Prévia (LP) 13
6.2 Licença de Instalação (LI) 13
6.3 Licença de Operação (LO) 13
7 conclusão 15
REFERÊNCIAS...........................................................................................................16INTRODUÇÃO

A Indústria Madeireira é o setor da atividade industrial baseado no processamento da madeira, desde o plantio até a transformação em objetos de uso prático, passando pela extração, o corte, o armazenamento, o tratamento bioquímico e a modelagem. O produto final desta atividade pode ser a fabricação de móveis, material de construção ou a obtenção de celulose para a fabricação do papel, entreoutros derivados da madeira. A indústria madeireira é um setor muito forte em países como o Brasil, a Malásia e a Indonésia, além de vários países do Leste Europeu.
A indústria madeireira é diferente da marcenaria e da carpintaria tanto por ser feita em escala industrial (enquanto aquelas são em modelo artesanal de produção) quanto por incluírem não só o corte, a modelagem e a finalização, mas todoo processo anterior, como o corte de árvores, o replantio de áreas desmatadas e o reflorestamento.
No Brasil, existe certificação para a madeira que é plantada, cortada e processada legalmente. A legislação ambiental brasileira prevê condições de uso e os tipos de árvores que podem ser industrializados. A extração, o comércio e o processamento de madeira oriunda de matas nativas são...
tracking img