Viscosidade da água

Discussão sobre os resultados obtidos no experimento de viscosidade

Relatório de Física Geral e Experimental II





Sumário
Viscosidade 2
Lei de Poiseuille 3
Regime Turbulentoe Regime Laminar 3
Coeficiente de Reynolds 4
O Experimento 4
Análise dos dados 5
Calculo de perda de energia ao longo do tubinho 7
Para um regime laminar: 9
Para um regime turbulento: 9Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas 10


Abordagem Teórica
Viscosidade

A viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos e gases reais e newtonianos que se caracterizapela medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço tangencial.
Fluidos reais, como o ar, água, óleo, sangue, shampoo, não obedecem perfeitamente àequação de Bernoulli. Situações reais, como o efeito da tensão superficial, e da viscosidade, não podem ser descritos com a equação de Bernoulli.
A viscosidade de um fluido é basicamente uma medida dequanto ela gruda. A água é um fluido com pequena viscosidade. Coisas como shampoo ou xaropes possuem densidades maiores. A viscosidade também depende da temperatura. O óleo de um motor, por exemplo, émuito menos viscoso a temperaturas mais altas do que quando o motor está frio.
Para fluidos que se movem através de tubos, a viscosidade leva a uma força resistiva. Esta resistência pode serimaginada como uma força de atrito agindo entre as partes de um fluido que estão se movendo a velocidades diferentes. O fluido muito perto das paredes do tubo, por exemplo, se move muito mais lentamente doque o fluido no centro do mesmo.
O fluido em um tubo sofre forças de atrito. Existe atrito com as paredes do tubo, e com o próprio fluido, convertendo parte da energia cinética em calor. As forças deatrito que impedem as diferentes camadas do fluido de escorregar entre si são chamadas de viscosidade. A viscosidade é uma medida da resistência de movimento do fluido. Podemos medir a viscosidade...