Visão do curso e do mercado de trabalho para os alunos concluintes do curso de administração da ufrn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 28 (6972 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO







RELATÓRIO DE PESQUISA:
Visão do curso e do mercado de trabalho para os alunos concluintes do curso de Administração da UFRN






Orientadora: Maria Valéria Pereira de AraújoComponentes: Ana Carolina de Góes Dantas
Elza Thaynah Marques Afonso Ferreira
Flávia Gomes Guareschi
Natália Regina da Silva Dantas
Renato Lima














Natal, 30 de junho de 2011

1. INTRODUÇÃO

1. Introdução Geral


Segundo VAVRA (1993), a definição do que é qualidade é umimportante passo para identificar como satisfazer plenamente o público-alvo, ou seja, quem determina qual deve ser o padrão da qualidade serviços é o próprio público-alvo. Tendo isto em mente, esta pesquisa tem a finalidade de analisar qual a visão dos alunos concluintes do curso de Administração, no que se refere à estrutura e qualidade do curso, e ao mercado de trabalho.


2. JustificativaO objetivo desse trabalho é fornecer informações à comunidade acadêmica sobre o posicionamento dos estudantes formandos com relação à graduação em Administração. Assim, o estudo acaba por evidenciar a relação dos graduandos com o mercado de trabalho através do nível de satisfação dos alunos. De acordo com KOTLER (1998), o nível de satisfação resulta da relação entre as expectativas e odesempenho.
A pesquisa proporciona subsídios à instituição na sua prática formativa. Com posse de informações detalhadas, tanto a coordenação, quanto os próprios alunos passam a conhecer melhor os fatores positivos, e os que precisam ser melhorados, permitindo assim que esforços e investimentos sejam direcionados para a melhoria na qualidade do ensino, e para atender às expectativas dos alunos.3. Definição do Problema

O mercado de trabalho, com o passar dos anos, está mais exigente e competitivo, tornando-se cada vez mais difícil encontrar oportunidade para o primeiro trabalho. Os graduandos de Administração normalmente detêm a teoria, faltando-lhes a prática profissional.
Para tornar-se um bom profissional, o administrador deve ter plenos conhecimentos dedisciplinas das diversas áreas como: economia, direito, sociologia, marketing, relações humanas, administração financeira, contabilidade, entre outras, além de participar de vários projetos de pesquisa e extensão.
Segundo ANDRADE (1997), os cursos de administração precisam proporcionar ao Administrador conteúdos que lhe permitam assumir o papel de agente de mudança no contexto social e econômico,inclusive contribuindo para a adequação dos setores produtivos à necessidade de investir na melhoria da qualidade de vida.
Nesse contexto de constante busca e incertezas, e com todas as variáveis que envolvem curso, o presente trabalho tem o objetivo de responder a seguinte questão:
Qual a visão do curso e do mercado de trabalho para os alunos concluintes do curso de Administração daUFRN?


1. Objetivo Geral


Observar o perfil dos alunos concluintes do curso e se os mesmos se acham preparados para o mercado de trabalho.


2. Objetivos Específicos

• Avaliar se suas expectativas em relação ao curso foram atendidas;
• Pesquisar a estrutura curricular do curso, a metodologia de ensino, a didática dos professores e a infra-estruturada UFRN.
















2. REFERENCIAL TEÓRICO


1. Carreira


Etimologicamente, "carreira" origina-se do latim, via carraria, que significa estrada para carros, um caminho estruturado. Segundo HALL (1976), carreira pode ser entendida como “uma sequência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o...
tracking img