Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FINAL DO SÉCULO XIX
Pesquisadores perceberam que certas doenças, como raiva e febre aftosa, eram causadas por partículas que pareciam se comportar como bactérias , mas eram muito menores. Classificaram essas estruturas como: As formas mais simples de vida.
Em 12 de fevereiro de 1892, Dimitri Ivanovski, jovem estudante de botânica, apresentou à Academia de Ciências de São Petersburgonum artigorelativo de uma doença do tabaco, o mosaico. Essa doença provoca machas descoloridas, marrons ou amarelas nas folhas da planta, tormando-as impróprias para a comercialização. O virús do tabaco foi o primeiro a ser identificado. Ao mesmo tempo , Friedrich Loeffler e Paul Frosch, dois alunos de Koch, identificavam na Alemanha o primeiro vírus patogênico para um organismos animal, o de febre aftosa. O primeiro vírus patogênico para o homem foi identificado em Cuba, entre 1900 e 1902, por uma missão americana dirigida pelo major Walter Reed. Tratava-se de febre amarela. Tendo ido a Havana para estudar essa doença tropical que ameaçava periodicamente o sul dos Estados Unidos, o major compreendeu que a doença não se devia ao “contágio”.
Reed e seus colaboradores perceberam, em primeirolugar, que o causador de febre amarela é um vírus filtrante que era capaz de passar pela vela Chamberland, transmitido do indivíduo doente ao sadio, pela picada de um mosquito, ideia definido havia mais 20 anos pelo médico cubano Carlos Finlay.
Durante a Primeira Guerras Mundial, o inglês Frederick Twort e o fronco-canadense Félix d’Hérelle descobriram, separadamente, o fenômemo da “dissoluçãotransmissível”, que afeta espontaneamente determinadas culturas bacterianas. Essa dissolução se traduz em regiões translúcidas nas culturas e bactérias em meio sólido. Ele deve-se a um vírus de bactérias que D’Hérelle batizou o “bacteriófago” e sobre qual fez um estudo experimental entre 1917 e 1926. D’Hérelle acreditava que o bacteriófago ou fago poderia ser utilizado no tratamento de algumas infecçõese na luta contra a cólera.
Ao final da Primeira Guerra Mundial foram relatados vírus patogênicos para plantas, animais, homens e bactérias. A lista não parava de crescer. Falava-se então de ultravírus, para indicar seu tamanho além das possibilidades do microscópio óptico.
Em 1931, o americano Peyton Rous conseguiu transmitir experimentalmente a galinhas sadias um sarcoma de galinha, um tumormaligno, por injeção de extratos destituídos de células desse câncer. A transmissão continuou efetiva, depois da filtração do extrato. Dessa forma identificou o primeiro vírus oncogênico, ou seja, capaz de provocar o câncer. Naquele mesmo ano , Richard Shope isolou primeiro vírus da gripe A no porco .Em 1934, os britânicos C.H Andrewes, P.P.Laidlaw e W.Smith conseguiram isolar a primeira pontehumano desse vírus , e Charles Armstrong identificou o vírus da coriomeningite linfocitária humana.
Os vírus começaram a satisfazer os postulados de Koch, pelo fato de alguns serem capazes de se multiplicar hospedeiros experimentais e produzir lesões. Mas, em 1934, ainda não se sabia que se tratava de vírus.
Vírus, no latim significa Veneno. Considerados partículas, não seres vivos, pois nãopossuem capacidade de se reproduzirem sozinhos porque não tem atividade metabólica própria, precisam de outras células vivas para isso.


MORFOLOGIA BÁSICA DE UM VÍRUS
Composto por de nucleoproteínas (DNA ou RNA+ proteínas), alguns possuem envelope ( material proteico, que exerce uma proteção a mais para o vírus)de natureza glicolipídica, derivado de célula hospedeira anteriormente infectada e comproteínas associadas.
Os vírus possuem Capsídeo, formado por proteínas. No capsídeo encontram –se estruturas proteicas com formas específicas (Sítio receptor, espículas), as quais se ligam as estruturas proteicas das células hospeiras.
Exemplo: vírus da gripe- ligante é hemaglutinina que adere ao epitélio das vias respiratórias epulmões.
Os vírus podem ser classificados em vários tipos...
tracking img