Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira.É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolvem o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácidodesoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas. Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético,produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas(de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias). 
São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus: 
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfíciecelular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3.Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4.Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias. 
Os vírus são muito menores que as bactérias e precisam de células humanas vivas para sobreviverem (como umparasita). Para se multiplicarem precisam de penetrar numa célula viva. Como? Ao “forçar” a célula a fazer uma cópia do vírus. Posteriormente, a célula do hospedeiro é destruída e o vírus começa a espalhar-sedentro do corpo humano. Os antibióticos não são activos contra os vírus. 

As bactérias são micróbios que podem sobreviver no corpo humano, no ar, na água, no solo, mas não necessitam de células...
tracking img