Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Virologia
Delimitação do Tema: Vírus entéricos veiculados pela água

Os Vírus entéricos humanos são importantes causas de enfermidades veiculadas através da água; eles são mais difíceis de serem detectados nas amostras coletadas para exames, pois são mais sensíveis e resistentes aos atuais processos de tratamento de água e esgoto aplicados no controle bacteriano, não dando agarantia de segurança biológica para o consumo humano.
Apesar de tal importância, a divulgação geral do tema é mínima, o que torna o conhecimento da população “enganoso” por pensarem que estão consumindo uma água totalmente livre de contaminação, seja virológica ou bacteriológica.

Marco Teórico

O termo vírus entéricos compreende todos os grupos de vírus que estão presentes no tratogastrintestinal humano e que após a transmissão por via fecal-oral, podem causar infecções ou enfermidades em indivíduos susceptíveis (Wyn-Jones & Sellwood, 2001: Leclerc et al, 2002; Theron & Cloete, 2002).
Os vírus entéricos podem ser divididos em dois grupos de acordo com o crescimento em culturas celulares. O primeiro grupo inclui os enterovírus como poliovírus, coxsackievírus e echovírus, quenormalmente não causam doenças gatrointestinais. O segundo grupo inclui rotavírus, atrovírus, adenovírus 10/41, calicuvírus (norovírus e saporovírus) e vírus das hepatites A e E, os quais são agentes causais de gastrenterites ou hepatites e dificilmente crescem em culturas celulares (Wyn-Jones & Sellwood, 2001).
De acordo com Bosh (1998), Wyn-Jones & Sellwood (2001), mais de 100 espécies de víruspresentes em água contaminada por descargas de esgoto podem causar uma ampla variedade de doenças no homem, sendo a principal causa de transmissão o consumo de água de beber ou de alimentos contaminados. Outra causa de transmissão é o contato direto por meio da pele ou por inalação de águas de recreação poluídas.
Segundo Bosh (1998), a pesquisa de vírus veiculados na água iniciou-se na década de50 devido a um surto de hepatite em Nova Délhi na Índia; após este acontecimento começaram os estudos na área da virologia aquática hoje denominada virologia ambiental.
Na década de 90 foram implantados métodos moleculares, que são técnicas laboratoriais avançadas que permitem a detecção e identificação dos vírus. Com isso vem crescendo a atenção dada a contaminação a água, do solo e dosalimentos (Marques, 1991; Queiroz et al, 2001; Mehnert, 2001).
Vírus entéricos como os polivírus, rotavírus, calicivírus, adenovírus vírus da hepatite são eliminados constantemente e em grandes quantidades através das fezes e podem contaminar diretamente águas destinadas ao consumo humano (Aplleton, 2000; Abbaszadegan, 2001; Wyn-Jones & Sellwood, 2001; Leclerck et al, 2002).
No Brasil, estudos estãosendo realizados com o objetivo de avaliar a qualidade da água, porém os mesmos só servem para a detecção de bactérias, raros são os estudos para a detecção de vírus entéricos humanos em água de beber, mesmo eles sendo relacionados aos surtos de diarréia, hepatite A e conjuntivites (Alves et al, 2002; Meirelles, Pereira et al, 2002; Marques, 1991; Mehnert, 2003).
São encontrados bactérias,protozoários, heumintos e vírus nos afluentes domésticos. A presença de vírus entéricos no ambiente representa grande risco à saúde (Flewett, 1975; WANDELL, 1984). Há também o risco de contaminação das águas subterrâneas, por que a penetração de partículas virais no solo é muito fácil, principalmente em áreas rurais e onde localizam-se fossas, aterros e faz-se uso de água de esgoto não tratadas naagricultura levando também a contaminação de alimentos (GERBA & BITTON, 1984; KESWISCK, 1984).
TAVARES ET AL (2005, pág. 92) diz que “Levantamentos epidemiológicos conduzidos em diferentes países revelam o envolvimento de vírus entéricos em surtos associados a água contaminada”.
Segundo De Serres et al (1999), no Canadá, em 1995, ocorreu um surto de hepatite A devido a ingestão de águas...
tracking img