Virus e antivirus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VÍRUS E ANTIVÍRUS

AUTORES: Alexandre Corso, Bruna Cristina Echer, Malon Araujo

Chapeco, 14 de Fevereiro de 2012

SumárioSumário
Introdução3
1.vírus4
1.1 Conceito de vírus4
1.2 Como funcionam4
1.3 A origem do nome5
1.4 Tipos de vírus5
1.4.1 Vírus de Boot5
1.4.2 Time Bomb6
1.4.3 Trojans ou cavalos de Tróia6
1.4.4 Hijackers7
1.4.5 Estado Zombie8
1.4.6 Vírus de Macro8
2.Antivirus9
2.1 conceito de antivirus9
2.2 Alguns tipos de antivitus9
2.2.1 Panda Cloud Free Edition: 9
2.2.3 AVG Free 2012: 10
2.2.4 AVAST antivírus: 10
2.2.5 Microsoft Security Essentials (MSE): 11
3. sobre o aoutor13
3.1 alexandre Corso13
3.2 Bruna Cristina Eccher14
3.2.1 Literatura15
3.1.2 musica15
3.2.3 cinema 15
3.3 Marlon Araujo16
4 referencias17

Introdução

Este trabalhoobjetiva apresentar de forma breve e concisa alguns conceitos do que são, como funcionam, sua origem e quais os principais e mais conhecidos tipos de virus e antivirus disponiveis atualmente no universo virtual.

1.vírus

1.1 Conceito de vírus

Os vírus são pequenos segmentos de códigos, programados com má intenção, que têm a característica de se agregarem ao código de outros programas honestose, ao serem executados inocentemente pelo usuário, trazem, também, em seu bojo, o código maldosamente alterado para causar intromissões indevidas no processamento normal, causando ou não, danos de leves a Irreparáveis.
Os vírus também podem se instalar em certas áreas de controle dos meios magnéticos constituídos por discos rígidos (HD = Hard Disk) e disquetes, fora de arquivos, normalmente noSetor de Boot no qual se situam códigos para inicialização do computador. Estas áreas de controle são locais onde se encontram códigos de operação, após a formatação destes meios.

1.2 Como funcionam

A formatação é uma operação que apaga todos os arquivos de um HD ou disquete e grava códigos nestas áreas de controle, indispensáveis à utilização daqueles meios magnéticos.
O código do vírusfunciona como uma função de programa que se apodera de áreas importantes de comando do sistema, de onde podem transferir réplicas de seus códigos a outros arquivos já’ presentes na memória ativa e a arquivos que estejam armazenados nos discos rígidos e disquetes, além de áreas de controle destes meios contaminando-os.
Após algum tempo, estabelecida certa condição (data, quantidade de vezes que seliga o computador, etc.) os vírus podem executar comandos danosos às partes vitais do sistema. Este período de incubação se destina a dar tempo ao vírus de se alastrar pelo maior número possível de arquivos no HD e de arquivos ou setor de boot nos disquetes usados no computador infectado.
Esta capacidade de se multiplicar pela contaminação de outros arquivos e de certas áreas magnéticas do discorígido e disquete, de modo semelhante aos vírus verdadeiros que infectam, por auto-reprodução, diversos órgãos nos organismos de seres vivos, é que garantiu o nome de VIRUS a este segmento de código que também se auto-reproduz. Como qualquer programa, o vírus só pode executar qualquer operação quando uma cópia dele está presente na memória ativa, (que é o que acontece quando se executa um programacontaminado).

1.3 A origem do nome

São chamados de vírus porque são comparados aos verdadeiros vírus biológicos que provocam nossas doenças. São muito parecidos em diversos aspectos biológicos se agregam às células.

1.4 Tipos de vírus

1.4.1 Vírus de Boot

Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele éativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

1.4.2 Time Bomb

Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.
Alguns vírus se tornaram...
tracking img