Virtudes teologais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Virtudes Teologais

“As virtudes humanas se fundam nas virtudes teologais que adaptam as faculdades do homem para que possa participar da natureza divina. Pois as virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade e têm a Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto. As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agirmoral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para torná-los capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. Há três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade.” (Catecismo da Igreja Católica 1812-1813)
A virtude é uma disposição habituale firme de fazer o bem. “O fim de uma vida virtuosa consiste em se tornar semelhante a Deus”, como escreveu Gregório de Nissa. Há virtudes sobrenaturais e virtudes humanas. Na Igreja Católica, a partir das Escrituras, e por antiga tradição patrística e mística, a teologia cristã distingue as virtudes sobrenaturais ou infusas, que incluem as virtudes teologais; e as virtudes humanas, que incluemas virtudes morais e todas as demais, que se fundam nas virtudes teologais. A virtude sobrenatural é uma qualidade que Deus mesmo infunde na alma, pela qual se tem propensão, facilidade e prontidão para conhecer e praticar o bem, em ordem da vida eterna. As virtudes teologais são sobrenaturais e têm por origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. Os cristãos acreditam que elas são infundidasna pessoa humana com a graça santificante, e que elas as tornam capazes de viver em relação íntima com a Santíssima Trindade. Elas fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando e fundamentando todas as virtudes humanas. Para os cristãos, as virtudes teologais são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades e potencialidades do ser humano.
As Virtudes Teologais, comoo nome indica, são as virtudes sobrenaturais que nos fazem agir bem em relação a Deus. Elas são essencialmente sobrenaturais, pois, além de serem dons divinos, dirigem-se a Deus nos seus atos. E isso deve nos levar a agradecer muito a Deus. Além de nos ajudar a praticar os atos de virtude necessários para o nosso cotidiano, Deus nos infunde na alma virtudes tão especiais que nos levam à suaintimidade, nos devolvem a imagem e semelhança divinas que perdemos pelo pecado e nos levam a viver em profunda intimidade de amor e de filialidade com Ele. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, salientamos novamente, por ser uma questão doutrinal importantíssima, que as virtudes teologais têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graçasantificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. O fundamento das três virtudes teologais, fé, esperança e caridade, encontra-se no texto bíblico de 1Cor 13,13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor,estes três, mas o maior destes é o amor”. Outro texto bíblico, Gálatas 5,6 cita que a Fé opera pela caridade (ou pelo amor). No Antigo Testamento muitas citações já preparam o terreno dessa compreensão fundamental das virtudes teologais na vida cristã.
Desde a Antiguidade cristã até os nossos dias atuais, com base nas Escrituras, as virtudes teologais foram aprofundadas pelos Padres da Igreja epelos místicos de forma impressionante e profunda, sendo que eles também reconheceram nas Escrituras as quatro virtudes cardeais classificadas ainda pelos filósofos pré-cristãos em seus escritos; estudaram e elucidaram, classificando de diferentes formas também todas as demais virtudes humanas e morais cristãs, que estão diretamente ligadas e fundamentadas nessas principais virtudes teologais, fé,...
tracking img