Virtude segundo a concepção artistotélica

293 palavras 2 páginas
virtude segundo a concepção Artistotélica

Virtude, conforme Aristóteles, é aquilo que completa de forma excelente a natureza de um ser: enquanto para um pássaro a virtude pode ser voar depressa, para o homem a virtude será agir conforme a razão. Existem, porém, dois tipos de virtude apontadas pelo filósofo: a moral(phrônesis) e a intelectual(sophia).

A primeira deve-se à ação, em resultado do hábito. Já a segunda se explica pelo intelecto, o aprendizado, a qual se adquire com experiência e tempo. Para adquirirmo-as, deve-se o exercício. É por tais razões que deve-se atentar para a qualidade dos atos praticados, pois nossas disposições morais correspondem às diferenças entre nossas atividades. Com efeito, os atos que determinam tais disposições. Assim, deve-se estudar a natureza dos atos.

A excelência moral se relaciona com prazer e sofrimento, os quais influenciam a tomada de ações.Uma ação pode ser considerada justa quando realiza o equilíbrio das virtudes morais e quando alcança as virtudes intelectuais. O objetivo da ação moral é a justiça, assim como a verdade é o objeto da ação intelectual. Em suma, a justiça configura o exercício de todas as virtudes.

A prática da virtude não se confunde com um mero saber técnico, exige-se consciência do ato virtuoso. Para Aristóteles, existem três condições para que um ato seja virtuoso: o homem deve ter consciência da justiça de seu ato, a vontade deve agir motivada pela própria ação e deve-se agir com inabalável certeza da justeza do ato. Para tal, as virtudes são disposições que se alcaçam ao longo do tempo, e que para seu alcance o homem deve sempre realizar o melhor de si. Assim, o homem deve sempre buscar aperfeiçoamento contínuo, para alcançar a

Relacionados