Virtualizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I
INSTITUTO POLITÉCNICO - Centro Universitário UNA

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA UTILIZANDO VIRTUALIZAÇÃO

Curso: Engenharia de Computação Professor TIDIR: Elson de Abreu Rocha Junior

Andrezza Rodrigues, Marcelo Braga, Regis Nunes, Washington França, Weslley Figueiredo

Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar a conservação de energiautilizando a virtualização de servidores no CPD. Esta análise foi feita a partir de um estudo de caso de uma empresa. A empresa denominada Group, tinha a necessidade de adicionar seis novos servidores e a virtualização foi a solução encontrada para adicionar esses servidores sem que isso desencadeasse um grande aumento no consumo de energia. A virtualização demonstrou ser uma técnica eficiente, nãoapenas para o processamento e segurança de dados, mas também para a conservação de energia, contribuindo assim para o meio ambiente praticando parte da TI verde.
Palavras chaves: Virtualização, TI verde, energia, conservação.

1. Introdução

A sustentabilidade, hoje, é um dos assuntos em pauta em grande parte do mundo. Segundo Braga et al (2005), há alguns anos o uso exacerbado dos recursosnaturais e a prática de atividades prejudiciais à biosfera se tornou uma grande preocupação. Desde então foram desenvolvidos diversos programas a fim de cessar ou ao menos minimizar os efeitos negativos sofridos pela natureza a curto e a longo prazo.
Essa preocupação faz-se constante na área de Tecnologia da Informação (TI), que cresce em grande proporção e a qual uma parcela cada vez maior dapopulação possui acesso. A partir dessa preocupação surgiu um conjunto de atividades denominadas TI verde que visam a sustentabilidade na produção, gerenciamento e descarte de equipamentos eletrônicos, economia de energia elétrica, dentre outros.
A conservação de energia elétrica é um ponto muito importante para o mundo. De acordo com relatório emitido pela Energy Information Administration¹, cercade 98% das emissões de CO² podem ser diretamente atribuídas ao consumo de energia. O consumo exagerado pode acarretar sérios prejuízos ao meio ambiente.
Um conceito que se faz cada vez mais presente na área de TI é denominado virtualização. Criada com o intuito de utilizar ao máximo o potencial dos hardwares e assim reduzir o número de equipamentos necessários reduzindo consequentemente oconsumo de energia, segundo Tanenbaum (2003), as máquinas virtuais são cópias exatas do hardware e possuem tudo que uma máquina real tem.
Portanto, faz-se necessário analisar a seguinte questão: quais são os pontos fortes e fracos da virtualização para a conservação de energia?
Para tal, este trabalho se propõe a avaliar o conceito de virtualização, como é aplicado e quais são seus possíveisbenefícios através do estudo de caso de uma empresa atua como varejista e atacadista através de supermercados, loja de materiais de construção, distribuidoras de bebidas, loja de departamento, papelaria e loja de móveis cuja sede se localiza na região metropolitana da cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais.

2. Revisão Bibliográfica
2.1- TI verde
Com o crescente avanço no desenvolvimento de novastecnologias a fim de facilitar o trabalho surgiu a preocupação de que esse desenvolvimento se desse da forma mais sustentável possível. A partir daí foi criado um grupo de atividades
¹ : Energy Information Administration é uma agência estatística do Departamento de Energia dos EUA, criada em 1997. (http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Energy_Information_Administration)

denominado TI verde queenvolve todas as etapas da tecnologia: desenvolvimento, produção, utilização e descarte. Todas essas etapas com enfoque na preservação do meio ambiente. A TI verde tem se tornado cada vez mais presente nas empresas devido a um mercado cada vez mais exigente. De acordo com Correira (2008), nos dias de hoje tornou-se quase uma obrigação ser um indivíduo ecologicamente responsável e as empresas não...
tracking img