Virtualização de servidores com mecanismos de alta disponibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA – CAMPUS GUAÍBA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES UTILIZANDO MECANISMOS DE ALTA DISPONIBILIDADE

CARLOS ROBERTO FRANCESCHI GARCIA

Guaíba, dezembro de 2010.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA – CAMPUS GUAÍBA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES UTILIZANDO MECANISMOS DE ALTADISPONIBILIDADE

CARLOS ROBERTO FRANCESCHI GARCIA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra/Guaíba, sob a orientação do professor Luiz Gustavo Galves Mahlmann.

Guaíba, dezembro de 2010.

RESUMO

Os sistemas de computação estão auxiliando cada vez mais asatividades das pessoas, que passam a depender mais fortemente do desempenho desses sistemas. A virtualização é uma tecnologia que vem ganhando espaço e cuja principal proposta é particionar os recursos do hardware de forma que ele execute vários sistemas operacionais, iguais ou diferentes, e suas aplicações de forma simultânea e totalmente isoladas entre si. Dessa forma, torna-se necessária autilização de mecanismos para lidar com os problemas que potencialmente possam afetar o bom funcionamento dos sistemas. Para tanto é necessário analisar e comparar ferramentas existentes no mercado, com o objetivo de identificar qual é o software mais recomendado para a virtualização, considerando a tecnologia oferecida, aderência ao ambiente computacional existente, performance, tolerância afalhas e a possibilidade de redução de custos em investimentos de TI.

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS ....................................................................................................................... 5 1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................................. 6 1.1 Objetivos do trabalho................................................................................................... 7 2 REFERENCIAL TEÓRICO ........................................................................................................... 7 2.1 Técnicas de virtualização ............................................................................................. 8 2.1.1 Emulação dehardware.......................................................................................... 9 2.1.2 Virtualização completa ......................................................................................... 9 2.1.3 Paravirtualização ................................................................................................ 10 2.1.4 Virtualização baseada em contâineres................................................................ 11 2.2 Plataformas de virtualização ...................................................................................... 12 2.2.1 VMware .............................................................................................................. 12 2.2.2 Microsoft Hyper-V............................................................................................. 13 2.2.3 Virtual Iron Xen ................................................................................................. 13 2.3 Mecanismos que propiciam alta disponibilidade ....................................................... 14 2.3.1 Clusterização ...................................................................................................... 14 2.3.2Storage ................................................................................................................ 15 2.3.3 Replicação de Storage ........................................................................................ 17 2.3.4 Network Load Balancing .................................................................................... 18 2.3.5 Tolerância a Falhas...
tracking img