Virtual box

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oracle VM VirtualBox
O programa VirtualBox serve para virtualização, ou seja, permite que você rode um sistema dentro de outro,
compartilhando o hardware para as operações de cada máquina, uma máquina virtual simula um disco rígido, memória, processador etc, praticamente tudo que uma máquina real possui.
Uma das vantagens da VirtualBox é o fato de ser completamente gratuita.
Para baixar aVirtualBox entre nesse link, vá para downloads e escolha o seu sistema operacional atual (Windows, Linux, OS X etc).
O tutorial foi feito na versão do Windows.

Algumas notas antes do tutorial, até mesmo para que o leitor se acostume com os termos utilizados, vou usar os seguintes termos durante o tutorial:
Hospedeiro: É o computador real, que "contém" as máquinas virtuais, e é dessa forma quevou me referir a ele no tutorial
Convidado: É a máquina ou as máquinas virtuais.
Disco virtual: É um arquivo que simula um HD para ser usado pela máquina virtual.
VM: Abreviação de virtual machine, máquina virtual em inglês.

Esse tutorial visa ajudar quem está começando a utilizar as máquinas virtuais, é importante ter conhecimento mais técnico para aproveitar esse tutorial.

IMPORTANTE: OVirtualBox está na versão 4, o tutorial está ainda na versão 3, em breve vou atualizar o tutorial.

Instalação
Instalação do tipo avançar e finalizar...

Preferências da VirtualBox
Clicando no menu Arquivo e em seguida em preferências, é possível ajustar algumas opções:

Guia geral
Escolhe o local das pasta em que as VMs serão guardadas, a pasta que os discos rígidos serão guardados e ocaminho para a biblioteca VRDP.

Guia entrada: Escolhe a tecla do hospedeiro, um botão que serve para liberar o teclado e mouse do convidado para que você possa voltar a controlar o hospedeiro, é uma tecla importante, não esqueça dela.

Guia atualizar e idioma o próprio nome já diz tudo

Guia rede:
Permite adicionar, remover e configurar os adaptadores Host-Only, nas configurações você vaiescolher o IP e mascara do adaptador, servidor DHCP e mascara, e a faixa de IPs que serão distribuídas pelo servidor DHCP.

Criando uma máquina virtual.
Após a instalação você vai ver essa tela, com a diferença que a sua estará vazia.

Para começar clique no Botão Novo na parte superior esquerda, será apresentada uma tela de boas vindas, e em seguida a tela abaixo, escolha o nome (servesomente para você identificar a VM) o tipo de sistema e a versão, vou simular a instalação de uma VM para o sistema Ubuntu.

Na próxima tela escolha o tamanho da memoria RAM que será reservada para a VM, lembre-se que depende do seu computador, já que ele tem que suportar a máquina real e a virtual (ou as virtuais).

Agora é a hora da criação do disco rígido da VM, você pode optar por criar um novoou anexar um já existente, o disco virtual é um arquivo que simula o disco rígido, além do formato vdi que é o padrão criado pela VirtualBox, você pode anexar também os formatos vmdk, vhd e hdd.

Nessa simulação vou criar um novo para mostrar o processo, na tela abaixo escolha entre armazenamento expansível ou fixo.

Expansível: O tamanho do disco não é o tamanho real, por exemplo um disco de20 GB para a VM pode ser um arquivo no seu HD de somente 1 GB, que cresce conforme o requisitado pela VM até o tamanho máximo, que não pode ser alterado (lembre-se que isso simula um HD), é mais lento pois tem que aumentar primeiro para adicionar informações depois, a vantagem é que pode ocupar menos espaço em seu HD.
Fixo: O arquivo em disco tem o tamanho real, um disco virtual de 20 GB vaicriar um arquivo de 20 GB, é mais rápido porem ocupa todo o espaço de uma vez.
Recomendo o fixo pelo desempenho.

Agora escolha o nome do arquivo vdi e o tamanho, tenha em mente que o tamanho tem que suportar o sistema que será instalado, da mesma forma que um computador real.

Ao final de tudo é apresentado um resumo da VM a ser criada:

Configurando
Agora vamos ajustar alguns detalhes, é...
tracking img