virando a propria mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha critica
São poucos os livros não-técnicos sobre administração escritos no Brasil que não tenham um tom de auto-ajuda. Não é o caso de Virando a própria mesa, de Ricardo Semler.
Publicadoinicialmente em 1988, logo causou um alvoroço, pois aborda um tema que à época era tabu: empresas familiares (talvez ainda continue sendo, apenas em menor grau). Virou best-seller.
Com um humor ácidoe críticas inteligentes ao governo – que diga-se não mudou muito nesses quase 20 anos – Semler disserta sobre a sua experiência a frente da Semco, empresa cuja direção direção herdou aos 28 anos deidade.
Virando a própria mesa trata de relações entre dirigidos e dirigentes, entre patrões e empregados. Mostra os percalços encontrados na profissionalização de sua empresa – leia-se demitirparentes e agregados sem merecimento técnico- e em toda uma mudança de cultura organizacional.
O livro aborda toda a trajetória que o autor percorreu, desde que assumiu a empresa em uma situação crítica (umsó ramo industrial e pouquíssimos clientes) e prestes a falir em uma instituição que em várias ocasiões cresceu mais de 100% em um ano. Mostra não só os acertos, mas também os erros cometidos.
Comtemas polêmicos que justificam o título Semler coloca em xeque ‘verdades absolutas’ da administração moderna, como organograma, rotação de cargos especificados e horário de trabalho fixo. Soacontemporâneo? Imagine isso em 1989!
Mesmo tendo sido escrito há quase duas décadas, Virando a própria mesa continua bastante atual.
Eleito em 1990 e 1992 Lider de Negócios do Ano e Homem de Negócios daAmérica Latina pela revista América Economia, do Wall Street Journal), Semler é pós-graduado em Administração de Empresas pelo Harvard Business School e consultor requisitado de empresas como GM, DiscoveryChannel e NASA.
Virando a própria mesa – Uma história de Sucesso Empresarial Made In Brazil – Foi relançado em 2002 pela editora Rocco, e pode ser encontrado nas melhores livrarias por menos de...
tracking img