Violino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola o violocelo e o contrabaixo),corresponde ao Soprano da voz humana. Possui quatro cordas (Mi4, Lá3, Ré2, Sol1). O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do encordamento utilizado, pode-se produzir timbresmais aveludados e bonitos. O som geralmente é produzido pela ação de friccionar a crina de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato),pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.

Assim como outros instrumentos de cordas, os violinos também podem seramplificados eletronicamente. Sua utilização mais comum é nos naipes de cordas das orquestras. O gênero mais comum é a música erudita. Existem no entanto diversos músicos que o utilizam na músicafolclórica, jazz, rock e outros gêneros populares.

Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. O spalla fica à esquerda domaestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos.

Esticada na parte inferior do arco está a crina, que é feita de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético.

Aextensão do violino da cor mais grave a mais aguda é do Sol1 (mais grave e a última cor solta), ao Sol6 (3 notas antes da mais aguda que se pode ouvir).

História do violino
Os primeiros violinos foramfeitos na Itália entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinosde primeira classe foi atributo de três familias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius .

O violino propriamente dito manteve-se inalterado por quatrocentos anos. A partir do século XIX...
tracking img