violenvia intrafamilar

5177 palavras 21 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL
7.º PERÍODO

Relatório reflexivo que relacionam as discussões sobre os diferentes tipos de movimento sociais (urbanos e rurais, identitários, culturais e religiosos, de demandas na área dos direitos, etc.,) às possibilidades de atuação do Assistente Social.

Manaus, AM
2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

EQUIPE ACADÊMICA
DENILZA DE LIMA FONSECA RA: 198282
DINASCI BEZERRA DA SILVA RA: 197104
ELIETE BRITO RA: 225388
ELSA ALVES DE SOUZA RA: 195270
ROSILENE GOMES RA: 280883

Trabalho Solicitado para obtenção de nota parcial na Disciplina de Movimentos Sociais , no Curso de Serviço Social, 7º Período; tendo como tutor presencial: Prof.ª Marili de Sicco.Profª. EAD: Ma. Suzanir Fernanda Maia.

MANAUS, AM
2013
INTRODUÇÃO:
Este relatório reflexivo nos mostra a temática dos Movimentos Sociais e as redes de mobilizações e associações civis no Brasil. Os movimentos sociais são manifestações de caráter popular cuja ação social é orientada a fim de obter transformações políticas e econômicas. Longe de serem espasmos irracionais da massa, possuem, em geral, algum grau de solidariedade interna e muitos revelam elevados níveis de institucionalização, atuando de maneira tão organizada quanto empresas, partidos políticos e instâncias do Estado.
Sua existência costuma ser associada a grandes eventos históricos, como lutas por independência de nações, insurreições socialistas ou comunistas, ações pela reforma agrária e a emancipação dos trabalhadores e revoluções culturais. A temática, como se pode notar, é ampla. Os movimentos sociais tratam de questões como a religião, a cultura popular, o antiescravismo, o meio ambiente e o trabalho. A partir da década de 90, o tema globalização ganhou espaço na agenda de lutas.

Relacionados